Experimente Saarbrücken cegamente: uma discriminação por mais consciência!

Erleben Sie den faszinierenden Hörgang „St. Johanner Markt“ in Saarbrücken – ein Podcast, der Sehbehinderungen thematisiert und sensibilisiert.
Experimente a fascinante doença "St. Johanner Markt" em Saarbrücken - um podcast que se concentra em deficiências visuais. (Symbolbild/MND)

Experimente Saarbrücken cegamente: uma discriminação por mais consciência!

Saarbrücken, Deutschland - Em Saarbrücken, é dada atenção especial às necessidades de pessoas com deficiência visual este ano. Em 1º de julho de 2025, a cidade e a iniciativa "Set Sign-Fro aqui cegamente" criaram o elenco de áudio. Esta nova turnê de áudio convida você a experimentar a cidade de uma perspectiva diferente e combina educação com sensibilização. Isso é relatado pela cidade de Saarbrücken, que lançou o projeto como parte do Festival da Cidade Velha, a fim de sensibilizar o público aos interesses de pessoas com deficiência visual.

A iniciativa se move no contexto de um fato alarmante: 1,1 bilhão de pessoas em todo o mundo são afetadas por deficiências visuais. Muitas dessas restrições foram aprendidas e se desenvolvem no curso da vida. Portanto, é ainda mais importante aumentar uma nova consciência de lidar com pessoas com deficiência visual. A discriminação, que é acompanhada acusticamente por Sylvia Kammer-Emden e Thomas Brass, é um primeiro passo importante aqui.

Uma experiência inovadora

A doença compreende doze estações em torno do St. Johanner Markt, incluindo lugares interessantes como a fonte e Fröschengasse. Os visitantes podem sentir arte no espaço público com as mãos, como "As lágrimas da prostituta", de Paul Schneider. Para participar, tudo o que você precisa é de um smartphone com acesso à Internet e fones de ouvido. O arquivo de áudio é para download em www.saarbruecken.de/hoergang pronto.

Um aspecto particularmente enriquecedor do passeio oferece a oportunidade para as pessoas visíveis participarem do passeio junto com uma pessoa com deficiência visual. As partes interessadas podem entrar em contato com a Heinz-Peter Engels da associação cega e com deficiência visual para Saarland E.V. A participação na turnê leva cerca de 45 minutos e começa na Galeria da cidade. Se você quiser aprender mais sobre a experiência, pode coletar um folheto com o código QR no Kulturinfo.

Diversas ações no Altstadtfest

O Festival da Cidade Velha, que acontece em 12 de julho de 2025, oferece inúmeras ações ao redor da árvore de energia. Alunos da Louis Braille School criaram idiomas em Braille em discos acrílicos que podem descobrir visitantes: na área do festival. Também haverá a possibilidade de atribuir cartões postais em Braille e Black Font. Isso não é apenas informativo, mas também parte das celebrações do 200º aniversário do Braille.

Além disso, os visitantes podem emprestar óculos de simulação para entender a visão com diferentes doenças oculares. Esses óculos estão disponíveis no ponto de partida do Stadtgalerie. Além de sacolas de toque, bolas de sino, livros táteis e jogos, também haverá uma experiência "daqui cega - concerto" no palco principal, que é moderado por Emma Regber. Uma descrição do estágio para pessoas com deficiência visual é oferecida antes do evento.

Uma contribuição importante para a inclusão

A inclusão é muito importante no altstadtfest. Bulang, um serviço piloto de Lebenshilfe Saarbrücken, fica ao lado dos visitantes para garantir uma experiência segura e agradável. Para pessoas com deficiências invisíveis e para usuários de cadeira de rodas: por dentro existem áreas especiais em frente aos estágios principais. Todas as informações também estão disponíveis no idioma fácil para melhorar ainda mais a acessibilidade.

É uma grande oportunidade para todos darem uma olhada além dos desafios que as pessoas enfrentam com deficiências visuais e participarem ativamente dessa importante iniciativa. Para obter mais detalhes sobre as ações e possibilidades planejadas, clique em altstadtfest.saarbruecken.de .

Details
OrtSaarbrücken, Deutschland
Quellen