Idoso de 62 anos causa caos: três operações policiais em apenas 90 minutos!
Um homem de 62 anos em Gifhorn causou hoje três operações policiais em 90 minutos por causa de roubo e invasão.

Idoso de 62 anos causa caos: três operações policiais em apenas 90 minutos!
As coisas ficaram realmente turbulentas em Gifhorn no final da tarde de 2 de outubro de 2025. Um homem de 62 anos causou três operações policiais em apenas 90 minutos e levou os policiais ao limite. Às 15h15 o primeiro alarme veio de um supermercado na Braunschweiger Straße: foi relatado um roubo e o dispositivo anti-roubo foi ativado. O suspeito, assim relatado Foto, foi chamado ao escritório do mercado, onde foi encontrado não apenas álcool roubado, mas também uma arma de festim.
A polícia foi chamada imediatamente e confiscou a arma. Isso resultou na instauração de processos por contravenção e processos criminais por furto. O homem também foi proibido de entrar no supermercado no futuro.
Outro incidente e expulsão
Apenas meia hora depois, às 16h30, o primeiro supermercado voltou a reportar. O homem havia retornado apesar da proibição de entrar na casa. Ele foi descoberto na área de entrada enquanto tentava entrar no mercado. Assim que a polícia chegou, ele se recusou a sair do local, o que levou à instauração de um terceiro processo criminal por invasão de propriedade. O homem foi levado sob custódia policial e um juiz confirmou a medida.
A desvantagem de roubar em lojas
Os incidentes em Gifhorn não são isolados. Em 2023, houve cerca de 426 mil denúncias de furtos em lojas no varejo, o maior número desde 2006. De acordo com Funk alemã A inflação e a queda do poder de compra, bem como o aumento dos bandos de ladrões profissionais, são as principais razões deste aumento.
Os retalhistas gastaram um total de 1,55 mil milhões de euros na prevenção de roubos só em 2023. Quem não entraria na caixa registradora se os custos acabassem ficando com o cliente de qualquer maneira? Os bens roubados populares incluem bebidas alcoólicas, que também desempenharam um papel neste caso. A sensibilização para as medidas de segurança está a aumentar, enquanto as perdas de inventário no retalho aumentaram para uns impressionantes 4,8 mil milhões de euros só em 2023.
As penas para o furto em lojas não são desprezíveis: o simples furto pode ser punido com multa ou pena de prisão até cinco anos. Resta esperar que incidentes como os de Gifhorn não se tornem a norma, porque as perdas devido a furtos em lojas afectam, em última análise, todos - desde retalhistas a clientes.