Transporte gigantesco de Airbus para Hodenhagen: estradas muito utilizadas!
Transporte de um Airbus de 79 toneladas para o Parque Serengeti em Hodenhagen em 26 de outubro de 2025, após extensos preparativos.

Transporte gigantesco de Airbus para Hodenhagen: estradas muito utilizadas!
Um grande evento está iminente: no dia 26 de outubro, um pesado Airbus pesando 79 toneladas será transportado de Hanover para o Parque Serengeti em Hodenhagen. Isto significa uma extensa fase de preparação das estradas que este transporte irá utilizar. Uma empresa de controle de tráfego de Rodenberg está ocupada planejando cuidadosamente a rota há várias semanas para que tudo corra bem. Medidas de segurança no trânsito foram realizadas em cerca de 30 pontos ao longo da rota de transporte. Isto inclui a remoção de sinais de trânsito, semáforos e cabos, bem como o enchimento de valas.
A estrada irregular num cruzamento ferroviário é particularmente desafiadora e também precisa de ser preparada. Para o transporte, optou-se por otimizar as dimensões do Airbus: a fuselagem foi rebaixada de 6,80 metros para 5,90 metros. Isto é feito através do inovador método “reverse rigging”, que não só facilita o transporte, mas também protege as árvores da área de proteção paisagística adjacente. Testes com um modelo de fuselagem da aeronave já comprovaram isso. Isto significa que a isenção de conservação da natureza para os transportes já não se aplica.
Medidas amigas do ambiente
As discussões entre as autoridades e o Parque Serengeti resultaram em soluções amigas do ambiente para evitar possíveis danos à natureza. Estas considerações ecológicas são também apoiadas pela Lower Nature Conservation Authority e pela NABU, que confirmaram que os riscos para as árvores na área protegida são minimizados. Apesar de um planejamento cuidadoso, o transporte deve ocorrer a partir de 1º de outubro, após o término da época de reprodução e pega. Além de diminuir a altura do casco, também é tomado o cuidado de levantar galhos de 480 árvores por meio de um guincho para evitar danos.
Um extenso trabalho de arborização está sendo realizado na rota de transporte. Uma ilha de trânsito na estrada estadual 191 entre Hademstorf e Essel será demolida para desobstruir o caminho. Após o transporte, porém, esta ilha deverá ser reconstruída. O Aeroporto de Hanover também já fazia parte do projeto quando o Airbus foi carregado no transportador - antes do planejado originalmente devido às condições climáticas. Barras de luz também foram instaladas em ambos os lados da aeronave para aumentar a visibilidade à noite.
Um evento para curiosos
Os operadores do Parque Serengeti esperam um número significativo de espectadores durante o transporte. Para esse fim foram montados mirantes fixos, pois permanecer nas ruas é arriscado. O transporte só é realizado à noite entre as 22h00 e as 22h00. e 6h, em velocidade de caminhada. O Airbus está previsto para chegar à sua posição final no parque no dia 30 de outubro com a ajuda de dois guindastes. Não se pode ignorar: o projeto custou muito trabalho e negociações nos últimos três anos, principalmente no que diz respeito aos requisitos de conservação da natureza que inicialmente impediram as aprovações. Agora nada impede o grande evento planejado.
Concluindo, pode-se dizer que este transporte não envolve apenas o domínio dos desafios logísticos, mas também a necessidade de soluções sustentáveis e de proteção da natureza. O setor logístico como um todo é obrigado a reduzir a sua pegada ecológica. Afinal, os transportes e a logística são responsáveis por até 11% das emissões globais de CO2 Fraunhofer IML, razão pela qual as abordagens sustentáveis são particularmente debatidas aqui. O transporte do Airbus será um exemplo de como tais desafios podem ser superados e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente.
Para mais informações, os cidadãos podem acompanhar os detalhes diretamente nas páginas de notícias: [NDR](https://www.ndr.de/nachrichten/niedersachsen/hannover_weser-leinegebiet/hodenhagen-strassen- Werden-fuer-airbus-transport-aufwendig-vorreifet,serengeti-104.html) e Hannover.de.