32 novos escoteiros adolescentes de Seesen: Juntos contra o bullying e pelo respeito!
Em 11 de setembro de 2025, 32 estudantes em Seesen foram treinados como escoteiros adolescentes para combater o bullying e apoiar colegas de classe.

32 novos escoteiros adolescentes de Seesen: Juntos contra o bullying e pelo respeito!
Os escoteiros adolescentes da Seesen High School e da Jacobson High School concluíram seu treinamento com sucesso. Um total de 32 alunos foram treinados para se tornarem escoteiros adolescentes em um curso de treinamento de três dias. Na cerimónia de entrega dos certificados dos diretores Daniel Beyer e Stefan Bungert, foi possível sentir a alegria dos jovens que agora estão prontos para assumir um papel importante no dia a dia escolar. Lançado em 2016, o projeto já formou mais de 380 alunos que hoje podem atuar como importantes pontos de contato.
O foco principal do treinamento foi em habilidades-chave, como habilidades empáticas, escuta ativa e coragem moral. Estas competências são particularmente relevantes para integrar novos alunos e responder adequadamente em situações difíceis como o bullying, que ocorre frequentemente nas escolas. Os jovens aprendem a intervir em situações de crise e a não perder de vista o apoio dos adultos. O objetivo é aliviar a carga dos professores e assistentes sociais e promover uma interação respeitosa no ambiente escolar. Uma ideia para integrar os novos Teen Scouts à comunidade escolar são os patrocínios planejados para os alunos do 5º ano, que os acompanham nos estudos e nas excursões. Os olheiros também ouvirão os colegas nos intervalos e os apoiarão durante os jogos.
Juntos contra o bullying
Programas como o Teen Scouts são particularmente importantes hoje em dia porque o bullying pode ocorrer em diferentes ambientes: seja nas escolas, em clubes ou online. Para fortalecer os alunos no seu papel de apoiadores, a Campanha Coragem Civil oferece oficinas nas quais eles aprendem a reconhecer o bullying, compreender a dinâmica de grupo e proteger a si mesmos e aos outros. Uma preocupação central destes workshops é promover a empatia e o sentido de responsabilidade e encorajar os participantes a tomarem medidas activas. A importância da comunicação e do comportamento social é discutida para criar uma cooperação respeitosa.
A formação de escoteiros adolescentes poderia ser complementada por programas como o Fairplayer.Manual, que foi desenvolvido especificamente para o 7º ao 9º ano. Este manual promove competências sociais e a prevenção do bullying e da violência escolar e pode ter um enorme impacto no clima social nas escolas através de exercícios de dramatização e discussões. A abordagem baseia-se nos princípios da associação de Bremen “fairplayer e.V.” e já apresenta evolução positiva na frequência do bullying e no comportamento pró-social dos alunos.
É claro que as iniciativas e a formação que transformam os estudantes em mediadores e apoiantes activos não só fortalecem os estudantes afectados, mas também podem promover um clima escolar respeitoso e não violento a longo prazo. Resta esperar que o compromisso dos Teen Scouts e as ofertas adicionais tenham um efeito duradouro e, assim, apoiem a aprendizagem num ambiente positivo.
