Caça ao tesouro à sua porta: os melhores mercados de pulgas no fim de semana!
Descubra os mercados de pulgas em Goslar e arredores nos dias 12 e 13 de julho de 2025. Procure tesouros e experimente o toque cultural!

Caça ao tesouro à sua porta: os melhores mercados de pulgas no fim de semana!
O verão traz não só sol, mas também muitos mercados de pulgas para a região. No próximo fim de semana, 12 e 13 de julho de 2025, os caçadores e colecionadores de pechinchas terão a oportunidade de passear pelos mercados de pulgas locais e conseguir um ou dois bons negócios. De tesouros usados a descobertas especiais, uma variedade colorida de ofertas aguarda os visitantes.
Onde você pode encontrar algo no fim de semana? No sábado, 12 de julho, o mercado de pulgas do KGV Am Mühlenbach em Wolfenbüttel abrirá suas portas das 11h às 16h. Para quem acorda cedo, vale a pena visitar o mercado de pulgas Harz+Heide em Braunschweig, que começa às 6h e fica aberto até as 15h. O mercado de pulgas em Lebenstedt, no local do festival Neißestraße, também está na programação; você pode navegar aqui entre 8h e 16h.
Uma olhada na história dos mercados de pulgas
O termo “mercado de pulgas” tem suas raízes no francês e significa “Marché aux Puces”, que significa “mercado de pulgas”. Originalmente, no início do século XIX, esses mercados eram um parque de diversões para os pobres que vendiam artigos usados e muitas vezes pouco higiénicos. Embora as condições de higiene tenham melhorado significativamente ao longo dos anos, o nome pegou, como relata regionalheute.de.
Na França, o primeiro mercado de pulgas surgiu por volta de 1890 na comuna de Saint-Ouen. Aqui, os traficantes abriram um local para vender roupas e itens usados, alguns dos quais ainda tinham pulgas. Até hoje, estes mercados reflectem uma estrutura intercultural e social que se caracteriza por trocas e negociações directas. Os mercados de pulgas também se tornaram uma forma popular de atividade comercial e de lazer na Alemanha e na Áustria, como comprovado por Planet Wissen e Wikipédia.
Hoje você pode encontrar não apenas produtos de segunda mão nos mercados de pulgas, mas também uma ou duas curiosidades. As vendas são realizadas por particulares, mas também vêm aqui comerciantes profissionais e, além de antiguidades e brinquedos, muitas vezes também oferecem obras de arte únicas. Às vezes, as coisas são até vendidas por uma boa causa, como em mercados de pulgas para arrecadação de fundos, onde os lucros vão para projetos sociais.
Mercados de pulgas – Uma experiência social
Os mercados de pulgas não são apenas locais de comércio, mas também locais de encontro social. Para muitos participantes, passear pelas barracas e pechinchar preços é uma pequena pausa na vida cotidiana. Cada item encontrado tem sua própria história, o que o torna especial. Muitos visitantes aproveitam a oportunidade de conversar com os vendedores e saber mais sobre o que desejam comprar. Esse toque pessoal é o que torna o ambiente tão animado.
Visitar um mercado de pulgas geralmente é mais do que apenas fazer compras; é uma experiência para os sentidos e uma oportunidade para reviver memórias antigas ou descobrir tesouros completamente novos. Então, se você quiser explorar a variedade de bugigangas, arte e curiosidades, planeje sua visita no próximo fim de semana. A gama é extensa e quem sabe você descubra a sua peça preferida!