Hanover comemora 30 anos de prevenção: Juntos contra as vaias!
Hanover comemora 30 anos de KPR: foco em prevenção, segurança e iniciativas sociais. Exposição até 9 de dezembro na Câmara Municipal Nova.

Hanover comemora 30 anos de prevenção: Juntos contra as vaias!
No dia 3 de dezembro de 2025, Hannover comemorou um aniversário muito especial: 30 anos do Conselho Municipal de Prevenção (KPR). Num evento comemorativo aberto pelo prefeito Belit Onay, o foco foi na cooperação entre administração, polícia, ciência, associações, iniciativas e sociedade civil. Uma rede forte e comprometida com a segurança e qualidade de vida na cidade.
A Ministra da Justiça da Baixa Saxônia, Dra. Em seu discurso, Kathrin Wahlmann destacou as atividades preventivas do KPR, especialmente os esforços contra “assobios”. Sob o título “30 Anos de KPR – Olhando para Trás, Presente, Futuro”, Alexandra Antwi-Boasiako moderou uma emocionante ronda de discussões em que foi discutida a importância da prevenção num mundo cada vez mais incerto. Axel von der Ohe, primeiro vereador e chefe da ordem pública, bem como a chefe de polícia Gwendolin von der Osten enfatizaram a necessidade de “interconexão” na rede KPR.
Visão da estratégia de prevenção
Um projeto notável que emergiu do trabalho intensivo do KPR é a campanha “Catcalling is OVER in HANNOVER”. Esta iniciativa visa abordar a discriminação estrutural contra as pessoas da FLINTA*. As vaias, uma forma de assédio sexual, muitas vezes se manifestam em comentários inadequados ou vaias em espaços públicos. Aumentar a visibilidade destes problemas é o objetivo declarado da campanha, que está presente desde o ano passado em locais onde estes ataques ocorrem com frequência, como discotecas e restaurantes. Os cartazes com motivos de gatos, que lembram super-heróis, ajudam a trazer o tema ao foco do público e a criar sensibilidade.
Os efeitos dos vaios nas pessoas afetadas são diversos e vão desde mudanças no estilo de vestir até um aumento da sensação de segurança e menos coragem para sair de casa. A cidade de Hanôver não pretende banalizar esta forma de assédio, mas sim chamar ativamente a atenção para ela. Outras medidas preventivas do KPR, tais como workshops e campanhas de sensibilização, destinam-se a ajudar a eliminar ainda mais os tabus deste tema. O KPR conseguiu até receber o Prémio da Baixa Saxónia para Prevenção Municipal 2023 pelos seus esforços.
Hannover totalmente seguro
“Juntos pela boa convivência na nossa cidade” é o lema do Conselho Municipal de Prevenção. O prefeito Thomas Hermann gostaria que os distritos estivessem mais estreitamente envolvidos no trabalho de prevenção, a fim de desenvolver medidas eficazes também nesses distritos. Uma exposição no Salão do Cidadão, que poderá ser vista na Nova Câmara Municipal até 9 de dezembro e documenta os projetos e a história do KPR, vai mostrar ao público a importância do trabalho preventivo.
Ao longo das últimas três décadas, o KPR não só lutou contra a violência e o extremismo, mas também deu um contributo valioso para a promoção da democracia, da coragem civil e da coexistência respeitosa. Projetos como a já mencionada campanha contra vaias e a iniciativa “Bancos Vermelhos para Hanôver” são apenas alguns exemplos que ilustram o trabalho empenhado em rede do KPR. Isto conduz a soluções eficazes e recomendações de ação para diversas ameaças, especialmente no que diz respeito à proteção de crianças e jovens. Uma análise de risco é essencial para identificar e apoiar estruturas preventivas.
Muita coisa está acontecendo em Hanôver no que diz respeito à prevenção e segurança. A cidade permanece ativa e investe numa comunidade habitável e acessível a todos os cidadãos. Porque só juntos podemos lutar contra os desafios e criar um ambiente seguro.
Para mais informações sobre as atividades do Conselho Municipal de Prevenção, os projetos em curso e a exposição, consulte os seguintes links: Hannover.de, juntos-contra-sexismo.de, comissão-abuse.de.