Manifestações contra o extremismo de direita: Juntos por uma sociedade colorida!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 5 de novembro de 2025, terão lugar manifestações contra o extremismo de direita em Hildesheim e em todo o país para defender a democracia e a tolerância.

Am 5.11.2025 finden in Hildesheim und bundesweit Demos gegen Rechtsextremismus statt, um für Demokratie und Toleranz einzutreten.
No dia 5 de novembro de 2025, terão lugar manifestações contra o extremismo de direita em Hildesheim e em todo o país para defender a democracia e a tolerância.

Manifestações contra o extremismo de direita: Juntos por uma sociedade colorida!

O dia 5 de novembro de 2025 será marcado pela democracia e pela tolerância em toda a Alemanha. Hoje, ocorrem manifestações contra o extremismo de direita, o ódio, o anti-semitismo e o discurso de ódio em todo o país. Estas ações não são apenas um sinal de protesto, mas também um poderoso apelo à coexistência pacífica. [notícias.de].

No âmbito desta mobilização nacional, estão também previstos eventos online contra a agitação de direita, o que sublinha o amplo alcance e disponibilidade das iniciativas. A participação dos cidadãos nestes eventos mostra que a resistência à direita não é um evento único, mas um movimento contínuo.

Manifestações na Renânia do Norte-Vestfália

Uma onda de protestos já pôde ser sentida na Renânia do Norte-Vestfália no fim de semana. Cerca de 1.200 pessoas participaram da manifestação em Fröndenberg, no distrito de Unna, enquanto em Werne, segundo a polícia, até 2.000 participantes saíram às ruas. Os slogans “Não há lugar para os nazis” e “Parem o ódio” foram cantados em voz alta, especialmente em Herford, e mensagens marcantes como “Estranhos tornam-se amigos” e “O ódio não é uma alternativa para a Alemanha” eram visíveis. A Aliança Contra a Direita no distrito de Herford apelou à campanha “Ombro a Ombro Contra o Fascismo”, e os protestos foram inteiramente pacíficos e sem problemas. welt.de forneceu detalhes de outros eventos em que fortes mensagens simbólicas contra a AfD foram mostradas em Ennepetal e Kierspe.

Estas manifestações são uma resposta direta às recentes revelações sobre uma reunião de extremistas radicais de direita, na qual também participaram políticos da AfD e membros da CDU e da União dos Valores. Foi dada especial atenção à aparição de Martin Sellner, antigo líder do movimento identitário extremista de direita na Áustria, que propaga conceitos preocupantes como “remigração”.

Outras datas e atividades

As manifestações não se limitam à Renânia do Norte-Vestfália. Numerosos eventos terão lugar em toda a Alemanha em Novembro para enviar uma mensagem clara contra o extremismo. Em Schleswig-Holstein, a dignidade humana será defendida em Husum no dia 1 de Novembro, enquanto uma reunião aberta da Antifa terá lugar em Hamburgo no dia 6 de Novembro. Além disso, ações contra a conferência do partido AfD em Brandenburg an der Havel acontecerão em Brandemburgo no dia 8 de novembro. Estas e muitas outras manifestações fazem parte de uma estratégia de longo prazo para promover a coexistência democrática e aberta.

A diversidade das ações planeadas demonstra a vontade inabalável dos cidadãos de lutar ativamente contra as ideologias de direita. A constante atualização das datas deixa claro que este movimento está vivo e reúne muitas pessoas para apoiar uma causa comum.