Onda de calor na Baixa Saxônia: Hildesheim está mal!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Hildesheim recebe classificação térmica baixa. Os especialistas pedem mais espaços verdes para melhorar a resiliência ao calor.

Hildesheim erhält schlechte Hitzebewertung. Experten fordern mehr Grünflächen zur Verbesserung der Hitzeresilienz.
Hildesheim recebe classificação térmica baixa. Os especialistas pedem mais espaços verdes para melhorar a resiliência ao calor.

Onda de calor na Baixa Saxônia: Hildesheim está mal!

A onda de calor está atualmente a causar problemas em muitas cidades da Baixa Saxónia. Como a Ajuda Ambiental Alemã (DUH) descobriu agora num estudo abrangente de 190 cidades, muitos municípios estão inadequadamente preparados para temperaturas extremas. A avaliação considera a situação em Hildesheim como particularmente crítica, onde o stress térmico foi classificado como elevado. Em comparação com outras cidades, Hildesheim tem um desempenho apenas medíocre, enquanto Lingen tem um desempenho muito melhor e ocupa o quarto lugar no ranking nacional. A razão? Elevado número de espaços verdes e baixo grau de impermeabilização. News38 relata que...

A temperatura média da superfície em Hildesheim durante os meses de verão é de apenas 36 graus, o que causa enormes problemas para os residentes. O “Índice de Impacto Térmico”, utilizado pela primeira vez para avaliar o stress térmico urbano, baseia-se em dados de satélite sobre temperaturas de superfície, impermeabilidade e espaços verdes. O DUH destaca... a importância de espaços verdes suficientes, porque só assim será possível garantir permanentemente a qualidade de vida das pessoas nas cidades.

O mapa de calor da Baixa Saxônia

Die DUH informiert weiter …

São necessárias medidas concretas para reduzir o stress térmico. Os especialistas pedem áreas verdes mínimas obrigatórias, tanto privadas como em espaços públicos. A construção de bebedouros e o aumento da resiliência ao calor nas cidades também são cruciais. A política nacional de desenvolvimento urbano recomenda... Medidas urgentes de adaptação face aos problemas iminentes de calor, que são cada vez mais exacerbados pelas alterações climáticas.

Ajuda para Hildesheim

Há uma necessidade urgente de acção em Hildesheim – essa é a mensagem inequívoca. Os investimentos necessários para melhorar a estrutura dos espaços verdes poderiam ajudar a lidar melhor com as altas temperaturas. Cada vez mais municípios da Baixa Saxónia estão em processo de desenvolvimento de planos de acção em matéria de calor. Lingen e Wilhelmshaven, por exemplo, são vistos de uma forma positiva e são vistos como modelos.

Em resumo, as ondas de calor já não são apenas extremos temporários, mas representam um sério desafio para as comunidades urbanas. Numa altura em que o calor ameaça não só a saúde, mas também o bem-estar geral da população, é altura de todas as cidades - especialmente Hildesheim - tomarem medidas sérias.