Assalto a quiosque em Lehrte: jovem de 26 anos pega 38 meses de prisão!
Um sírio de 26 anos foi condenado em Hildesheim após assaltos a quiosques. Suas ações e histórico em foco.

Assalto a quiosque em Lehrte: jovem de 26 anos pega 38 meses de prisão!
Uma invasão ao quiosque de Peter Düe em Lehrte em 22 de fevereiro de 2025 causou agitação na região. O arguido de 26 anos, natural da Síria, foi condenado a 38 meses de prisão pelo tribunal regional de Hildesheim. Isto vem de um relatório de haz.de fora.
O caso, que às vezes lembra um filme policial, começou com um incidente desagradável ocorrido após uma exploração cuidadosa do quiosque e uma compra inofensiva de energéticos. O autor do crime regressou mascarado com capuz, luvas e máscara cirúrgica, sacou uma faca dobrável e ameaçou exigir dinheiro. Mas o operador do quiosque resistiu e defendeu-se com um velho mastro, o que acabou por levar o autor do crime a ferir-se enquanto tentava escapar.
Uma vida cheia de dificuldades
O sírio condenado veio para a Alemanha como refugiado em 2021 e instalou-se numa aldeia contentor em Hanôver. Segundo o juiz, o homem não era inexperiente na atividade criminosa e não só acumulava dívidas através de vários biscates, como também consumia drogas. Apesar do ataque fracassado, ele confessou outros quatro assaltos a quiosques em Hanover, pelos quais nenhuma acusação foi apresentada ainda.
O tribunal descartou a incapacidade por uso de drogas, mas observou que o réu consumia maconha, ecstasy e cocaína sem que qualquer vício fosse comprovado. O juiz usou seu poder discricionário para avaliar a confissão abrangente do perpetrador em favor do réu.
A situação atual da criminalidade
Curiosamente, este incidente ocorre numa altura em que a criminalidade geral na Alemanha está a registar um declínio. As estatísticas de criminalidade policial de 2024 mostram que os crimes registados foram reduzidos em 1,7%, principalmente através da legalização parcial da cannabis. Ainda assim, registam-se aumentos preocupantes noutras áreas, como a criminalidade violenta, que aumentou 1,5% e atingiu o seu nível mais elevado desde 2007. O BKA refere também um aumento de crianças e jovens suspeitos de 11,3% e 3,8%.
Além deste incidente, houve outro ataque a um quiosque na Rathausstrasse de Hildesheim em 1º de abril de 2024. Um perpetrador desconhecido exigiu dinheiro e cigarros enquanto apontava uma longa faca. As medidas de busca até agora não tiveram sucesso. Isto mostra que o problema dos ataques violentos não se limita a um único caso, mas abrange um espectro mais amplo que afecta a segurança de muitas pessoas na região. Como hildesheimer-presse.de relatado, as testemunhas do ataque são chamadas a fornecer informações.