Centros de emprego em crise: cursos de formação contínua são muitas vezes uma perda de tempo!
Baixa Saxônia: Desemprego e formação contínua em foco - desafios e deficiências das ofertas educacionais atuais.

Centros de emprego em crise: cursos de formação contínua são muitas vezes uma perda de tempo!
A situação do mercado de trabalho na Alemanha é atualmente tudo menos otimista. Em Novembro de 2025, cerca de 2,885 milhões de pessoas estavam desempregadas, o que significa uma taxa de desemprego alarmante de 6,3% – o nível mais elevado da última década. A colocação no trabalho assalariado está a tornar-se cada vez mais difícil: apenas um em cada 16 desempregados conseguiu encontrar um novo emprego nos últimos doze meses, o que aumenta o cepticismo de muitos relativamente às ofertas dos centros de emprego. ndr.de relata que...
Para contrariar esta situação preocupante, o governo federal disponibilizou impressionantes 3,4 mil milhões de euros do orçamento federal para cursos de formação contínua para 2025. Este total representa um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Os centros de emprego oferecem 166.000 ofertas de cursos através da plataforma “mein-now”, todos organizados por prestadores de ensino privados, dos quais existem mais de 8.000 na Alemanha. Mas por trás destes números existe muitas vezes uma realidade insatisfatória.
Treinamento adicional sob o microscópio
Os custos de formação contínua variam frequentemente entre 10.000 e 20.000 euros por pessoa e são geralmente financiados através de vales-educação. Cerca de 300 mil desses vouchers foram aprovados em 2024. No entanto, muitos participantes relatam insatisfação com a qualidade dos cursos: a falta de supervisão e a instrução inadequada são queixas comuns. Muitos sentem-se deixados sozinhos e têm que continuar a sua educação através do auto-estudo, o que não alcança a competência e o conhecimento desejado.
O que é particularmente preocupante é o facto de o abandono dos cursos ser frequentemente evitado, pois pode levar a reduções no desempenho dos participantes. O exame das instituições de ensino é realizado por “órgãos especializados” do sector privado, mas a certificação pelo Organismo de Acreditação Alemão (DaKKs) diz pouco sobre a qualidade real. Isto poderia explicar por que muitos fornecedores estão procurando maneiras de gerar mais dinheiro enquanto fornecedores respeitáveis estão sob pressão.
Fraude social e resolução de problemas
Além dos desafios existentes, os centros de emprego na Renânia do Norte-Vestefália estão a tomar medidas contra a chamada “máfia do dinheiro dos cidadãos”, enquanto a fraude social foi descoberta em Hamburgo. Os centros de aconselhamento já documentaram mais de 3.700 casos problemáticos junto de gabinetes e autoridades, o que mostra como a situação é complicada para muitas das pessoas afectadas. Embora a taxa de desemprego mais baixa do ano tenha sido registada em Hamburgo, a insatisfação com as oportunidades de formação contínua existentes continua elevada.
Dadas estas circunstâncias, torna-se claro que os centros de emprego e as instituições de ensino têm o dever de criar ofertas eficazes e de alta qualidade. O mercado de trabalho necessita de soluções sustentáveis e de apoio para que as pessoas tenham perspetivas reais para o seu futuro profissional. Você pode descobrir mais sobre o tema e as estatísticas atuais em arbeitsagentur.de.