Custo de vida no distrito de Holzminden: Viver é barato aqui!
A Baixa Saxônia oferece um baixo custo de vida nas regiões rurais. As análises mostram diferenças em relação às grandes cidades.

Custo de vida no distrito de Holzminden: Viver é barato aqui!
Nos dias de hoje, é difícil negar que o custo de vida nas grandes cidades da Alemanha representa um fardo considerável. Especialmente nas sete maiores cidades, incluindo Berlim, Hamburgo e Munique, a despesa média anual com habitação e vida em 2024 é 11% superior à média nacional. o jornal distrital relatado. Isto é bem apoiado por estudos da IW e da BBSR, que mostram que as diferenças regionais de preços permaneceram em grande parte constantes nos últimos anos.
Mas e as áreas rurais? Os distritos da Baixa Saxônia, em particular, destacam-se aqui. O distrito de Holzminden ficou em 7º lugar entre um total de 400 distritos com um custo de vida 9,6% abaixo da média nacional. As coisas ficam ainda mais baratas em Northeim, que ocupa o 13º lugar. Outros distritos como Goslar, Hameln-Pyrmont e Wesermarsch completam a lista das regiões mais baratas, o que pode ser um motivo para muitos darem uma oportunidade à vida no campo.
Comparação de custo de vida
Na verdade, as zonas rurais são muitas vezes mais baratas, em grande parte graças aos custos de habitação mais baixos. As rendas nas grandes cidades podem ser até 50% mais elevadas do que a nível nacional, enquanto as rendas nas zonas rurais são, em muitos casos, até um terço mais baratas. Isto torna a vida em zonas rurais uma opção atractiva para muitas pessoas, para aliviar o peso da sua própria situação financeira, explica um especialista em IW. A inflação foi elevada na Alemanha entre 2022 e 2024, mas o diferencial de preços regional permaneceu estável. A acessibilidade de uma cidade depende, portanto, fortemente dos custos de habitação.
O Departamento Federal de Estatística define uma taxa de inflação mensal com base em 687 classes de produtos e cerca de 300.000 dados, como o IWD relatado. Apesar deste registo, as diferenças regionais de preços muitas vezes não podem ser adequadamente documentadas. Por esta razão, o IW e o BBSR iniciaram um projecto para colmatar esta lacuna estatística, a fim de utilizar a recolha automatizada de dados para desenvolver um índice de preços regional que torne comparável o nível de preços em diferentes regiões.
As regiões mais caras da Alemanha
Se olharmos para as regiões mais caras, encontramos Munique no topo, com um nível de preços mais de 25 pontos acima do valor médio do índice. O distrito de Munique é o segundo lugar mais caro, seguido por Starnberg e Fürstenfeldbruck. Seis das sete cidades mais populosas estão entre os 16 primeiros lugares. Para aqueles que ainda querem coisas relativamente baratas, as 20 cidades e distritos mais baratos são geralmente encontrados no leste da Alemanha, onde o nível de preços é 4,3% mais baixo em comparação com o oeste, disse ele. Relatório BBSR.
A análise mostra claramente que quem quiser estar atento aos custos como inquilino ou como quem procura um apartamento deve também olhar para as respetivas regiões de residência. Há uma clara tendência de que os aluguéis de apartamentos nas grandes cidades continuem a aumentar nos próximos anos. Aqueles que olham em volta cedo têm maiores chances de uma vida mais tranquila e economicamente mais atraente.