CDU de Lüneburg: Segurança em vez de política simbólica – os cidadãos devem ser protegidos!
No dia 26 de outubro de 2025, a CDU Lüneburg discutirá a situação da segurança nas cidades, criticará os partidos de esquerda e exigirá soluções.

CDU de Lüneburg: Segurança em vez de política simbólica – os cidadãos devem ser protegidos!
Em Lüneburg, a discussão sobre segurança e paisagem urbana está a tornar-se cada vez mais intensa. Hoje, dia 26 de Outubro de 2025, a CDU Lüneburg critica duramente a oposição de esquerda pela sua relutância em enfrentar as questões prementes sobre a situação de segurança nas cidades alemãs. O presidente da associação municipal da CDU, Heiko Eggers, observou que muitos cidadãos sentem uma sensação de segurança seriamente reduzida e que é tempo de abordar os receios da população. “A segurança não é um luxo, mas uma necessidade básica”, disse Eggers numa declaração na Lüneburg Aktuell.
A CDU aponta particularmente para os desafios crescentes decorrentes da violência, do crime organizado, do tráfico de drogas e do assédio em espaços públicos. Os receios dos cidadãos devem ser levados a sério. Eggers enfatizou que a segurança vai muito além da mera ausência de perigo. Na ciência política, a segurança é entendida não apenas como um estado livre de perigo, mas também como um conceito complexo que inclui segurança interna e externa. Estes aspectos são fundamentais para a compreensão da comunidade e da sociedade, conforme descrito na Wikipédia: Segurança é “o estado livre de riscos inaceitáveis” e inclui componentes políticos e sociais.
Situação de segurança e responsabilidade política
A CDU referiu-se também às declarações do Chanceler Friedrich Merz, que defendeu claramente uma repensação do debate sobre segurança. Pode-se provavelmente dizer que as exigências da CDU devem ir muito além de medidas políticas simbólicas. As condições de vida de muitas pessoas são afectadas por uma sensação de segurança, ou melhor, pela falta dela.
“O SPD deveria ter vergonha de participar de manifestações contra o governo federal negro-vermelho, em vez de lidar com os problemas reais dos cidadãos”, continuou Eggers a reclamar. Esta crítica está a causar grande agitação porque muitos vêem o SPD como um potencial contribuinte para os actuais debates sobre segurança, que ganharam impulso nos últimos meses.
Segurança pública: uma questão complexa
A segurança é, de facto, uma questão complexa. Existe segurança objectiva e segurança subjectiva: embora a segurança objectiva inclua a ausência real de ameaças, a segurança percebida também desempenha um papel importante, que é frequentemente influenciada por discussões públicas e debates políticos. O conceito de segurança cresceu historicamente e está sujeito a constantes mudanças, influenciado pelas experiências individuais e coletivas das pessoas.
É absolutamente necessária uma discussão séria sobre a situação de segurança em Lüneburg. A CDU apela a todos os intervenientes políticos para que reconheçam os desenvolvimentos na sociedade, para os nomear honestamente e para encontrarem soluções sustentáveis em conjunto. Esta é a única forma de recuperar o sentimento de segurança da população – porque, como diz o ditado, “quem ignora a situação de segurança está a cavar a sua própria cova”.