Baixa Saxônia contra a solidão: 12 novos projetos de bairro iniciados!
A Baixa Saxónia financia 12 projetos de combate à solidão, a fim de reforçar os contactos sociais. As inscrições foram possíveis em maio de 2025.

Baixa Saxônia contra a solidão: 12 novos projetos de bairro iniciados!
Na Baixa Saxónia, está a ser adoptada uma abordagem estimulante para combater a solidão generalizada. Sob o lema “Juntos no Bairro”, o estado apoia doze projetos sustentáveis que se destinam a ajudar as pessoas a fazer contactos e a estabelecer contactos ativamente no seu ambiente de vida. Como o Jornal do sul da Alemanha relatado, mais de 120 instituições submeteram as suas candidaturas ao Grupo de Trabalho do Estado da Baixa Saxónia sobre Questões Sociais. O júri escolheu agora os melhores projetos e atribuiu-lhes 150 mil euros do Orçamento do Estado.
As iniciativas selecionadas são criativas e diversificadas. Eles vão desde uma horta comunitária de bairro na ilha de Spiekeroog até um cinema entre as casas em Oldenburg e ofertas de dança e ioga para mulheres e meninas em Wilhelmshaven. Outros projetos interessantes incluem o KunstKulturKiste em Duderstadt e passeios de um dia para vizinhos em Osnabrück. O Ministro Social Andreas Philippi (SPD) sublinha que a solidão é um fenómeno que não afecta apenas grupos marginalizados, mas também pode afectar pessoas em estruturas familiares. Ele enfatiza a necessidade de fortalecer as estruturas de bairro e criar oportunidades de encontro.
A solidão como um problema para a sociedade como um todo
Mas não é só na Baixa Saxónia que muitas pessoas são afetadas pela solidão. De acordo com pesquisas recentes do Ministério Federal da Família, milhões de pessoas na Alemanha se sentem solitárias. A solidão não para nas faixas etárias e nas situações da vida. As mulheres mais velhas e os mais jovens, em particular, são frequentemente afetados. O Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens lançou, portanto, o programa FSE Plus “Reforçar a participação dos idosos – contra a solidão e o isolamento social” desde outubro de 2022. O objetivo é promover estruturas de cooperação regional e criar mais oportunidades de participação através de numerosos projetos até setembro de 2027.
Neste ponto é importante ressaltar que as causas da solidão são diversas. Um estudo do Painel Socioeconómico (SOEP) mostra que as pessoas com baixos rendimentos, os jovens e sem apoio social estão entre os grupos mais vulneráveis. De acordo com isso Instituto Alemão de Pesquisa Econômica O sentimento de solidão aumenta, especialmente entre pessoas que vivem em circunstâncias sociais e económicas difíceis.
Fortes juntos contra a solidão
No geral, os projectos que se centram no espírito comunitário e na participação dos vizinhos têm uma alta prioridade. Na Baixa Saxónia e noutros locais, estão a ser criados espaços de encontro que visam contrariar o isolamento e a solidão. Isto não se aplica apenas às pessoas mais velhas; o foco também está nas necessidades das gerações mais jovens.
Os diversos programas, como as casas multigeracionais apoiadas, oferecem oportunidades de encontros e ofertas criativas que visam prevenir o isolamento social. Existem ofertas de ajuda disponíveis em todo o país, desde o número do luto até centros locais de aconselhamento telefônico. Porque sempre se aplica o seguinte: juntos vocês podem conseguir mais. E é precisamente esta ideia do Ged que deverá ser reforçada pelas medidas e projectos que foram iniciados.