Baixa Saxônia contra a solidão: 12 novos projetos de bairro iniciados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxónia financia 12 projetos de combate à solidão, a fim de reforçar os contactos sociais. As inscrições foram possíveis em maio de 2025.

Niedersachsen fördert 12 Projekte gegen Einsamkeit, um soziale Kontakte zu stärken. Anträge waren im Mai 2025 möglich.
A Baixa Saxónia financia 12 projetos de combate à solidão, a fim de reforçar os contactos sociais. As inscrições foram possíveis em maio de 2025.

Baixa Saxônia contra a solidão: 12 novos projetos de bairro iniciados!

Na Baixa Saxónia, está a ser adoptada uma abordagem estimulante para combater a solidão generalizada. Sob o lema “Juntos no Bairro”, o estado apoia doze projetos sustentáveis ​​que se destinam a ajudar as pessoas a fazer contactos e a estabelecer contactos ativamente no seu ambiente de vida. Como o Jornal do sul da Alemanha relatado, mais de 120 instituições submeteram as suas candidaturas ao Grupo de Trabalho do Estado da Baixa Saxónia sobre Questões Sociais. O júri escolheu agora os melhores projetos e atribuiu-lhes 150 mil euros do Orçamento do Estado.

As iniciativas selecionadas são criativas e diversificadas. Eles vão desde uma horta comunitária de bairro na ilha de Spiekeroog até um cinema entre as casas em Oldenburg e ofertas de dança e ioga para mulheres e meninas em Wilhelmshaven. Outros projetos interessantes incluem o KunstKulturKiste em Duderstadt e passeios de um dia para vizinhos em Osnabrück. O Ministro Social Andreas Philippi (SPD) sublinha que a solidão é um fenómeno que não afecta apenas grupos marginalizados, mas também pode afectar pessoas em estruturas familiares. Ele enfatiza a necessidade de fortalecer as estruturas de bairro e criar oportunidades de encontro.

A solidão como um problema para a sociedade como um todo

Mas não é só na Baixa Saxónia que muitas pessoas são afetadas pela solidão. De acordo com pesquisas recentes do Ministério Federal da Família, milhões de pessoas na Alemanha se sentem solitárias. A solidão não para nas faixas etárias e nas situações da vida. As mulheres mais velhas e os mais jovens, em particular, são frequentemente afetados. O Ministério Federal da Família, Idosos, Mulheres e Jovens lançou, portanto, o programa FSE Plus “Reforçar a participação dos idosos – contra a solidão e o isolamento social” desde outubro de 2022. O objetivo é promover estruturas de cooperação regional e criar mais oportunidades de participação através de numerosos projetos até setembro de 2027.

Neste ponto é importante ressaltar que as causas da solidão são diversas. Um estudo do Painel Socioeconómico (SOEP) mostra que as pessoas com baixos rendimentos, os jovens e sem apoio social estão entre os grupos mais vulneráveis. De acordo com isso Instituto Alemão de Pesquisa Econômica O sentimento de solidão aumenta, especialmente entre pessoas que vivem em circunstâncias sociais e económicas difíceis.

Fortes juntos contra a solidão

No geral, os projectos que se centram no espírito comunitário e na participação dos vizinhos têm uma alta prioridade. Na Baixa Saxónia e noutros locais, estão a ser criados espaços de encontro que visam contrariar o isolamento e a solidão. Isto não se aplica apenas às pessoas mais velhas; o foco também está nas necessidades das gerações mais jovens.

Os diversos programas, como as casas multigeracionais apoiadas, oferecem oportunidades de encontros e ofertas criativas que visam prevenir o isolamento social. Existem ofertas de ajuda disponíveis em todo o país, desde o número do luto até centros locais de aconselhamento telefônico. Porque sempre se aplica o seguinte: juntos vocês podem conseguir mais. E é precisamente esta ideia do Ged que deverá ser reforçada pelas medidas e projectos que foram iniciados.