Caos no trânsito em Salzgitter: os pais exigem medidas claras para o trajeto até a escola!
Os residentes de Salzgitter apelam a medidas para combater o aumento dos problemas de trânsito em frente às escolas, com foco nas questões de segurança.

Caos no trânsito em Salzgitter: os pais exigem medidas claras para o trajeto até a escola!
A situação do trânsito em Salzgitter está a causar descontentamento contínuo entre os residentes, especialmente em torno das escolas. Centenas de pais levam seus filhos para a escola de carro todos os dias, o que gera engarrafamentos crônicos e situações perigosas. O Rudolf Children's Ring, onde a residente Jadwiga Dubies vive há 28 anos, é particularmente afetado. Num apelo apaixonado à administração da cidade, ela expressa o seu descontentamento com o agravamento dramático da situação do trânsito na Pestalozzistrasse e na Fröbelstrasse, que está cada vez mais sobrecarregada por “táxis-mãe”. Esta situação não só é estressante, mas também coloca em perigo pedestres e ciclistas. “Será extremamente perigoso”, alerta Dubies, que sugere uma via de mão única para amenizar a situação. Mas a cidade não vê necessidade de ação e permanece inativa enquanto os problemas de trânsito persistem. ( Notícias38 )
Mas o fenómeno Salzgitter não é um caso isolado. Em muitas cidades, a questão dos “táxis-mãe” é reconhecida como um problema grave. Em todo o país, 22% dos alunos trazem os filhos para a escola de carro, como mostra uma pesquisa da ADAC. Em Hamburgo, estão sendo instalados postes de amarração para combater os pais que tendem a estacionar e para tornar o caminho para a escola mais seguro para os mais pequenos. Os dirigentes escolares relatam situações perigosas em que veículos de grande porte atravessam os pátios das escolas, causando confusão e ansiedade entre os alunos. Segundo a polícia, as medidas para evitar o táxi dos pais também são necessárias porque 59% dos pais estão conscientes dos perigos causados por conduzir em frente à escola ( ZDF ).
Condições de enquadramento político
Mas as soluções urgentemente necessárias enfrentam obstáculos políticos. Uma reforma da lei de trânsito, que pretendia dar mais liberdade de ação às cidades, foi recentemente rejeitada no Conselho Federal. Esta alteração deveria, entre outras coisas, ter permitido regulamentos para corredores de autocarros e zonas de 30 km/h, a fim de aumentar a segurança rodoviária. Após o fracasso da reforma, o governo federal sinalizou que os estados devem primeiro esclarecer suas posições antes que novas soluções sejam empurradas ( Espelho ).
Já foram lançadas iniciativas em cidades como Colónia, Berlim e Frankfurt que pretendem introduzir as chamadas “ruas escolares”. Estas áreas devem ser fechadas aos carros antes e depois do início das aulas para permitir que os alunos viajem para a escola com segurança. Tais medidas também poderiam oferecer uma solução em Salzgitter, mas até agora tudo permanece igual. Resident Dubies e seus vizinhos continuam a ter que lidar com as consequências da mania dos táxis dos pais todos os dias, enquanto a cidade faz pouco administrativamente.