Segurança em primeiro lugar: o Memorial Bergen-Belsen está sendo reformado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Memorial Bergen-Belsen está sendo amplamente reformado para melhorar a segurança. As obras levarão cerca de dois anos.

Gedenkstätte Bergen-Belsen wird umfassend saniert, um Sicherheit zu verbessern. Bauarbeiten dauern etwa zwei Jahre.
O Memorial Bergen-Belsen está sendo amplamente reformado para melhorar a segurança. As obras levarão cerca de dois anos.

Segurança em primeiro lugar: o Memorial Bergen-Belsen está sendo reformado!

Numa iniciativa significativa, o Memorial Bergen-Belsen será totalmente renovado para garantir a segurança dos visitantes e a integridade do local histórico. Segundo a NDR, o projeto custará cerca de 3,6 milhões de euros e durará cerca de dois anos. As obras terão início em breve e visam modernizar os edifícios, que necessitam urgentemente de renovação, ao mesmo tempo que implementam medidas de segurança inovadoras.

O que exatamente está na agenda para as obras de reforma? As medidas incluem a renovação das fachadas dos edifícios, bem como novos isolamentos e janelas modernas. Além disso, o equipamento técnico, incluindo a iluminação, será atualizado - e tudo também economizará energia. Uma preocupação particularmente urgente é a substituição dos telhados planos gravemente danificados, que representam um perigo há algum tempo.

Medidas de segurança e ameaças

A implementação de medidas de segurança é particularmente importante. Estas destinam-se não só a impedir o acesso não autorizado a áreas internas, mas também a separar consistentemente as áreas públicas das zonas utilizadas de forma privada. O pano de fundo destas medidas é a ameaça recorrente de grupos extremistas de direita. Recentemente, houve um incidente em que um neonazista postou fotos no memorial e fez declarações relacionadas ao Holocausto nas redes sociais. Outro incidente que destaca a necessidade de tais medidas foi o vandalismo no Memorial Ahlem, no qual coroas de flores foram destruídas no Dia em Memória do Holocausto. O Ministério Público apresentou então acusações contra um extremista de direita de 26 anos.

A história de Bergen-Belsen é marcada por um sofrimento inimaginável. Originalmente construído como campo de prisioneiros de guerra em 1940, foi convertido em campo de concentração em 1943. Ao longo de sua história, o campo abrigou mais de 120.000 prisioneiros, incluindo judeus, poloneses e muitas outras nacionalidades. Cerca de 70 mil pessoas morreram devido à superlotação, falta de alimentos e condições insalubres. A libertação pelas tropas britânicas ocorreu em 15 de abril de 1945, quando cerca de 60.000 prisioneiros sofrendo de fome e doenças foram descobertos nos quartéis superlotados. Estes acontecimentos históricos não são apenas memórias, mas continuam a exigir a nossa atenção e compromisso através de constantes ofertas educativas e formas de comemoração.

Um lugar de lembrança e educação

Após a guerra, Bergen-Belsen foi criado como um memorial com a missão de homenagear as vítimas do Holocausto e educar a sociedade sobre os terríveis crimes da era nazista. Houve inúmeras transformações no local para atender às necessidades dos visitantes e para destacar o significado histórico do local. Agora, com a reforma iminente, o memorial não só será transformado externamente, mas também proporcionará segurança em um local central, enquanto continua seu importante trabalho educativo.

O Memorial Bergen-Belsen permanecerá aberto à visitação durante as obras, para que a lembrança e o aprendizado não sejam negligenciados neste período. É crucial que, como sociedade, não esqueçamos as lições da história e apoiemos lugares como este que mantêm vivas as memórias.

Para obter mais informações sobre os planos de redesenvolvimento e a história de Bergen-Belsen, visite os seguintes links: NDR e Wikipédia.