Exames de ingresso escolar precoce: déficits alarmantes em crianças

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No distrito de Uelzen, começam os exames de admissão escolar para 1.000 crianças, a fim de identificar precocemente problemas de aprendizagem e de comportamento.

Im Landkreis Uelzen beginnen die Schuleingangsuntersuchungen für 1.000 Kinder, um Lern- und Verhaltensthemen frühzeitig zu identifizieren.
No distrito de Uelzen, começam os exames de admissão escolar para 1.000 crianças, a fim de identificar precocemente problemas de aprendizagem e de comportamento.

Exames de ingresso escolar precoce: déficits alarmantes em crianças

Em 28 de outubro de 2025, começaram os exames de admissão escolar para futuros alunos na Baixa Saxônia. Como NDR informou, esses exames são obrigatórios em todo o país para crianças de seis anos. As primeiras crianças já foram examinadas no distrito de Uelzen e cerca de 1.000 crianças serão examinadas pelo departamento de saúde até maio de 2026. Sigrid Kaczmarek, a pediatra responsável, explica que o objetivo destes exames é garantir a prontidão escolar e a identificação precoce de obstáculos à aprendizagem e à participação.

As crianças que não fizeram check-ups regulares ou que são novas na Alemanha beneficiam particularmente desta medida. Quase 25% das crianças na Baixa Saxônia apresentam anormalidades na linguagem, incluindo dificuldades de pronúncia e formação de frases. Muitas destas crianças já recebem terapia da fala antes de ingressarem na escola, evidenciando os crescentes desafios encontrados nas escolas.

A mudança no uso da mídia está causando preocupação

As causas dos déficits de linguagem e comportamentais são diversas. Os efeitos da pandemia, as mudanças na utilização dos meios de comunicação social e no ambiente social não devem ser subestimados. O número de crianças com comportamentos incomuns, como problemas de concentração ou inquietação, também aumentou. Em particular, as crianças que consomem meios digitais durante mais de duas horas por dia correm o risco de desenvolver dificuldades adicionais. A Sociedade Alemã de Medicina Infantil e Adolescente (DGKJ) recomenda que crianças de três a seis anos tenham no máximo 30 minutos de mídia por dia sob supervisão.

Outro aspecto alarmante é que quase dez por cento das crianças na Baixa Saxónia apresentam excesso de peso. Este número se estabilizou desde a época da Corona. Em cidades como o distrito de Diepholz e a região de Hanover, as crianças apresentam mais frequentemente anomalias nos exames de admissão escolar. Também aqui os especialistas culpam o consumo de meios de comunicação social, que pode ter um impacto negativo no desenvolvimento das crianças.

Uma olhada no mundo dos negócios

Bath & Body Works).

Estes diferentes desenvolvimentos nas áreas da educação e das empresas mostram quão diversos são os desafios que a nossa sociedade tem de enfrentar. Quer se trate da preparação das crianças para a escola ou de práticas empresariais inovadoras, é importante reconhecer e responder precocemente às mudanças.