Doação de sangue em Bremen: Estabilização apesar da queda no número de doadores pela primeira vez!
No Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho de 2025, a DRK está organizando uma campanha de doação de sangue em Wilhelmshaven. Esteja lá!

Doação de sangue em Bremen: Estabilização apesar da queda no número de doadores pela primeira vez!
O Dia Mundial do Doador de Sangue de hoje mostra uma situação mista no fornecimento de sangue no norte da Alemanha. Embora o fornecimento de sangue em Bremen e na Baixa Saxónia tenha se estabilizado, a Cruz Vermelha Alemã (DRK) alerta para uma possível escassez nos meses de verão. Isto é relatado por butenunbinnen.de por ocasião das ações que ocorrem hoje em Bremen e Wilhelmshaven. Em Bremen, as pessoas aproveitam para fazer algo de bom no Estádio Weser, das 11h às 15h30. Em Wilhelmshaven começa às 11h no corpo de bombeiros de Rüstringen.
Este dia da doação de sangue não é apenas uma ocasião para comemorar, mas também um sinal de que a necessidade de doações de sangue na Alemanha ainda é elevada. Nos primeiros quatro meses do ano, quase 7.000 pessoas doaram sangue em Bremen e cerca de 230.000 pessoas na Baixa Saxónia. Estes são números encorajadores, mas têm uma desvantagem: o número de doadores pela primeira vez está a diminuir de forma preocupante. De acordo com um porta-voz da DRK, é crucial que cada geração tenha os seus dadores de sangue para garantir o abastecimento futuro.
Antecedentes da deficiência
O gargalo, que ameaça principalmente nos meses de verão, deve-se a vários fatores. Os mais jovens costumam sair de férias, enquanto os mais velhos evitam o calor. Isto reduz significativamente a vontade de doar sangue, o que alarma a DRK. Durante as férias de verão, a Alemanha necessita de cerca de 15.000 unidades de sangue todos os dias, o que representa um grande desafio. ZDF Today enfatiza que um aumento nos acidentes causados por viagens também leva a um aumento na necessidade de suprimentos de sangue.
A situação é crítica. O relatório DRK de DRK Mittelstadt mostra que as reservas de sangue estão quase esgotadas. Quase não existem reservatórios tampão porque o sangue doado é utilizado imediatamente. No entanto, há esperança: com uma maior disponibilidade para doar, a situação poderá ser estabilizada. Apenas duas doações de sangue por ano de cada adulto saudável poderiam fazer uma diferença significativa.
O que cada indivíduo pode fazer?
Doar sangue é mais fácil do que você pensa. Depois de marcar uma consulta online, você preenche um questionário de saúde, passa por uma verificação de temperatura e uma entrevista médica antes do início da coleta de sangue propriamente dita. Isso geralmente leva apenas de 5 a 12 minutos. Após a doação, os doadores recebem uma pequena refeição para ajudá-los na recuperação. Então vale a pena agir e marcar uma consulta para doar sangue!
A mensagem para todos que estão saudáveis e se sentem aptos a doar é clara: “Aproveite a oportunidade e ajude a salvar vidas”. Com cada gota doada, as pessoas dão uma contribuição valiosa que pode ser crucial não só em emergências, mas também durante operações e transplantes. Então, vá em frente! Cada doação conta.