O Nordwind”: Da renovação à experiência de navegação no Museu Marinho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra tudo sobre a restauração bem-sucedida do navio-escola “Nordwind” e a palestra associada no Museu Naval de Wilhelmshaven.

Erfahren Sie alles über die erfolgreiche Restaurierung des Segelschulschiffs „Nordwind“ und den dazugehörigen Vortrag im Marinemuseum Wilhelmshaven.
Descubra tudo sobre a restauração bem-sucedida do navio-escola “Nordwind” e a palestra associada no Museu Naval de Wilhelmshaven.

O Nordwind”: Da renovação à experiência de navegação no Museu Marinho!

O retorno do “Nordwind”: um pedaço da história marítima brilha novamente

Finalmente chegou a hora: a restauração do navio-escola “Nordwind” foi concluída com sucesso! Após quase dois anos de trabalho intensivo, que ocorreu de setembro de 2021 a julho de 2023 no Estaleiro HvideSande, na Dinamarca, o tradicional navio celebrou seu retorno a Wilhelmshaven em 29 de abril de 2023, bem a tempo para o 25º aniversário do Museu Naval Alemão. Este espectacular regresso foi destacado numa palestra no Museu Naval, onde foi apresentado o extenso trabalho de restauro.

O “Nordwind” tem uma história emocionante. De 1951 a 2006 o navio serviu na guarda de fronteira marítima, na Marinha Federal e na Marinha Alemã. Depois de ter sido desativado em 2006, o Museu Naval assumiu o controle do navio em novembro de 2008. Desde então, o “Nordwind” tem sido não apenas uma exposição importante no museu, mas também um navio de passageiros ativo que realiza viagens de um dia e de vários dias no Mar do Norte e no Mar Báltico. No entanto, o navio sofreu alguns ferimentos durante a operação, que já foram reparados por tripulantes voluntários.

Reparos e melhorias

O trabalho de restauração foi extenso e incluiu reparos no casco, convés, máquinas e outros sistemas do navio. Particularmente digna de nota é a instalação de um propulsor de proa, que melhora significativamente a manobrabilidade do “Nordwind”. A ponte também foi ampliada e reformada. Esta abordagem abrangente foi coordenada pela empresa de engenharia Detlev Löll, que elaborou os planos e geriu a obra. O cumprimento do orçamento originalmente definido de 1.571.000 euros era uma meta central durante o período do projeto, mas foi aumentado para 1.926.000 euros devido à pandemia.

O “Nordwind” foi verificado, re-lastrado e equipado de acordo com os regulamentos da Associação de Transporte e Tráfego, bem como as regras SOLAS atuais, a fim de torná-lo apto para futuras viagens.

Insights sobre a restauração

A palestra, que acontecerá no dia 9 de outubro de 2025 no Museu Naval Alemão, é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o detalhado trabalho de restauração. É gratuito e agrada a qualquer pessoa interessada em dar uma olhada nos bastidores do projeto. Detlef Löll explicará os desafios e destaques da restauração e fornecerá informações sobre a colaboração entre o Museu Marinho e a tripulação voluntária.

O Museu Naval Alemão em Wilhelmshaven não é apenas conhecido pela sua impressionante coleção de objetos marítimos, mas também atrai cerca de 100.000 visitantes todos os anos. A exposição permanente sob o lema “Pessoas, Tempos, Navios” ilumina o desenvolvimento da história naval alemã. Além do “Nordwind”, o museu abriga vários outros tesouros, como o submarino Classe 205 ou o histórico caça-bombardeiro F-104 “Starfighter”.

Conclusão

A restauração bem sucedida do “Nordwind” não só preserva uma importante peça da história marítima, mas também fortalece a estreita ligação entre a cidade de Wilhelmshaven e a sua tradição marítima. O “Nordwind”, agora em condições de navegar novamente, continuará a servir como um testemunho vivo da história naval alemã e a apresentar às gerações futuras o excitante mundo da navegação marítima.

Para mais informações sobre o restauro e o Museu Naval clique NWZ on-line, Museu Naval e Wikipédia.