Wilhelmshaven: Os recrutas da Marinha iniciam uma nova era de treinamento!
Wilhelmshaven está treinando recrutas da Marinha pela primeira vez em décadas. Saiba mais sobre a formação básica e seus conteúdos.

Wilhelmshaven: Os recrutas da Marinha iniciam uma nova era de treinamento!
Desde outubro de 2025, o treinamento básico para recrutas foi realizado novamente na base naval Heppenser Groden, em Wilhelmshaven. Pela primeira vez em décadas, a Bundeswehr tomou esta decisão porque o local não era anteriormente responsável pelo treino militar. O interesse pela formação na Marinha aumentou sensivelmente, razão do regresso a Wilhelmshaven. Nas primeiras semanas, 90 jovens soldados aceitaram o novo desafio e relataram as suas experiências positivas e o espírito de camaradagem NWZon-line documentado.
O Tenente Capitão Niels Schildwächter, chefe da empresa de treinamento e proteção, está entusiasmado com a motivação dos recrutas. Muitas vezes já possuem conhecimentos prévios, o que enriquece consideravelmente a formação. Durante o treinamento básico de doze semanas, são ensinadas tarefas militares básicas, bem como os direitos e deveres de um soldado. A formação inclui não apenas conhecimentos teóricos, mas também habilidades práticas como tiro, liderança interna e preparo físico.
Concentre-se em exercícios de resgate
Um elemento central do treinamento são os exercícios de resgate, nos quais os recrutas são treinados no uso de coletes salva-vidas marinhos e roupas de proteção contra o frio. Através de exercícios práticos na sala de treinamento de resgate, eles aprendem como reagir corretamente em emergências. Até agora, todos os 89 recrutas dominaram toda a formação, o que demonstra o elevado nível de motivação e apoio, tanto uns dos outros como dos formadores.
A concepção global da formação básica também incorpora conhecimentos adquiridos nos conflitos actuais, como a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Entre outras coisas, a operação de drones está integrada nos currículos, a fim de preparar de forma otimizada os recrutas para os desafios modernos Soldado e tecnologia relatado.
Um olhar para o futuro
A Bundeswehr continua a modernizar os seus programas de formação básica. O objectivo é aumentar o volume de pessoal, o que não só ajuda a garantir um elevado nível de prontidão operacional, mas também garante a própria segurança da Alemanha e dos seus aliados. Nos próximos anos, a força ativa e a reserva deverão crescer para cerca de 200 mil soldados. O treinamento básico recém-projetado foi projetado para oferecer aos recrutas um conteúdo de treinamento estimulante e desafiador.
Além dos exercícios práticos, o serviço formal, que é particularmente importante até o voto de 13 de novembro, também é praticado intensamente. O objetivo é fazer com que os recrutas deixem uma boa impressão, porque a Bundeswehr tem grande interesse em criar os incentivos certos e estabelecer um novo programa de recrutamento orientado para a flexibilidade e os requisitos modernos.