Os preços das cadeiras de praia estão explodindo: Prerow mais caro que Sylt!
Os preços das cadeiras de praia no Mar Báltico aumentarão em 2025. As famílias e os turistas terão de esperar custos mais elevados.

Os preços das cadeiras de praia estão explodindo: Prerow mais caro que Sylt!
As costas do Mar Báltico, no norte da Alemanha, continuam a ser um destino popular para famílias e adoradores do sol. Mas os preços das cadeiras de praia e das taxas de spa continuam a subir e tornam as férias de verão um desafio financeiro para muitos. Em locais populares como Prerow, onde os preços de uma cadeira de praia são quase 20 euros por dia, é agora ainda mais caro do que na luxuosa ilha de Sylt. Há também uma caução de cinco euros, o que representa um encargo adicional para muitas famílias. Alto moin.de Nota-se também o aumento dos preços em Rügen, onde os custos são agora mais elevados do que os de Sylt.
A situação é semelhante em muitas outras cidades costeiras. No Mar Báltico, os preços de aluguer de uma cadeira de praia variam muito - em Ahlbeck, por exemplo, paga-se 12 euros por dia, enquanto em Bansin tem de pagar 13 euros por dia. No geral, os custos aumentam ao longo dos anos e tornam difícil manter o clássico idílio das férias. Este problema também é abordado por nordkurier.de confirma onde são apresentados os diferentes preços dos proprietários dos locais. Portanto, se você quiser usar uma cadeira de praia, pense com antecedência onde encontrar a melhor relação custo-benefício.
Os custos em detalhes
Os custos aumentam rapidamente, especialmente nas ilhas alemãs e cidades costeiras, como St. Peter-Ording, onde as taxas de spa variam entre 3 e 4 euros por pessoa. Em muitos casos, os hóspedes diários também têm de pagar, como mostra o exemplo de Sierksdorf, onde a taxa quase não foi reduzida e até aumentou. Os preços de aluguer de cadeiras de praia aumentaram significativamente nos últimos anos, pelo que aqui também podem ser esperados preços entre 10 e 19 euros por dia. ndr.de relata que um dia na praia para uma família com dois adultos e duas crianças pode facilmente custar mais de 20 euros – e isso sem taxas de estacionamento ou restaurantes.
Uma grande parte destas receitas não está disponível para os municípios porque os custos são muitas vezes superiores às receitas provenientes dos impostos termais. Em Großenbrode, por exemplo, continua a existir um défice financeiro, mesmo depois de um aumento nos impostos sobre os termas. Os municípios dependem da cobertura da renda por outros meios.
Planejamento de férias e conscientização de preços
Devido à falta de transparência de preços, é aconselhável reservar antecipadamente a cadeira de praia, principalmente nos períodos de férias mais concorridos. Os turistas devem comparar os preços locais com os das reservas online. As reservas online são muitas vezes mais caras, o que é uma surpresa indesejada para muitos - em Ahlbeck, a reserva no local custa apenas 3 euros por hora, enquanto a reserva online custa 13,50 euros.
A situação está a levar a uma repensação entre os turistas, que procuram cada vez mais encontrar as melhores pechinchas e adaptar-se ao aumento dos custos adicionais. Uma boa mão no planejamento das férias pode ajudar aqui para que o dia na praia não se transforme em um fiasco financeiro.
Tendo em conta estes desenvolvimentos, resta saber como se desenvolverá o turismo no litoral nos próximos anos. O número recorde de reservas no ano passado mostra que o interesse pelos mares do Norte e Báltico permanece inalterado, mas tanto o prazer das férias como a economia local enfrentam grandes desafios.