Fazıl Say: Pontes sonoras entre o Ocidente e o Oriente no SHMF 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Fazıl Say apresenta uma programação diversificada no Festival de Música de Schleswig-Holstein 2025 que combina música clássica ocidental com folclore turco.

Fazıl Say präsentiert beim Schleswig-Holstein Musik Festival 2025 ein vielseitiges Programm, das westliche Klassik mit türkischer Folklore verbindet.
Fazıl Say apresenta uma programação diversificada no Festival de Música de Schleswig-Holstein 2025 que combina música clássica ocidental com folclore turco.

Fazıl Say: Pontes sonoras entre o Ocidente e o Oriente no SHMF 2025!

Como parte do Festival de Música de Schleswig-Holstein deste ano, o foco está no internacionalmente famoso pianista e compositor turco Fazıl Say. Como relata NDR, Say combina de forma fascinante a música clássica ocidental com as facetas do folclore turco, que ele descreve como versátil e rítmico. Compassos irregulares e uma rica herança musical são os fatores-chave que moldam sua música.

Say, que nasceu em Ancara em 1970, será o retratista do festival com uma grande programação de 17 concertos. Várias orquestras são convidadas a apresentar as suas sinfonias, e a equipa do festival até selecionou as suas obras em Istambul há dois anos, sublinhando a estreita ligação do artista à sua cidade natal. Na área da música de câmara, Say irá actuar com músicos de renome como a clarinetista Sabine Meyer e o violoncelista Nicolas Altstaedt.

Uma experiência musical de classe própria

Destaque especial para o concerto para bandolim, composto para o virtuoso bandolinista Avi Avital e que terá estreia no dia 13 de julho. Além desse destaque, Say também traz ao palco músicas de Schubert e Ravel, ao lado da soprano turca Görkem Ezgi Yıldırım. Mantendo a sua filosofia de que a música como meio universal constrói pontes entre culturas, ele oferece ao seu público uma rica mistura de sons orientais e ocidentais.

Além das sinfonias, a sua obra musical inclui também obras inspiradas nas suas raízes culturais, especialmente em Istambul. Como relata o SHMF, as obras de música tradicional turca, incluindo danças do Mar Negro, música mesopotâmica e curda, bem como música sufi, constituirão uma parte importante do seu programa.

Uma retrospectiva da carreira de Fazil Say

Fazıl Say é conhecido como um prodígio musical desde a infância e começou a tocar piano aos três anos de idade. A sua primeira composição, a sonata para piano, foi escrita aos 14 anos. Em 2010 executou a sua primeira sinfonia, a “Sinfonia de Istambul”, que hoje é frequentemente apresentada na Alemanha. Um verdadeiro ponto alto da sua carreira foi a estreia do concerto para violino “1001 Noites no Harém”, apresentado por Patricia Kopatchinskaja.

Mas Say não impressiona apenas musicalmente seus ouvintes. Ele também se tornou polarizado com as suas declarações políticas, que o levaram às manchetes, como a sua acusação em Istambul, em 2012, por alegadamente insultar valores religiosos. Mais recentemente, uma apresentação planejada com a Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham causou polêmica, mas foi cancelada devido a declarações polêmicas. No entanto, Say continua a ser uma figura chave que tem uma ampla influência tanto na música como nas discussões sociais.

O festival deste ano, centrado em Fazıl Say, terá como tema celebrar a diversidade cultural e as pontes construídas através da música. Com 17 projetos que cativam o público e um foco claro na integração e compreensão da música oriental e ocidental, o Festival de Música de Schleswig-Holstein representa um esperançoso oásis de criatividade.