Grande exercício da OTAN Baltops: Kiel comemora exercício naval bem-sucedido!
Kiel é o lar do grande exercício da OTAN, Operações Bálticas 2025, com 9.000 soldados de 17 países.

Grande exercício da OTAN Baltops: Kiel comemora exercício naval bem-sucedido!
A cidade costeira de Kiel, no norte da Alemanha, foi recentemente palco de um impressionante exercício militar da OTAN conhecido como Operações Bálticas (abreviadamente Baltops). A Marinha Alemã foi fortalecida por este impressionante exercício, que ocorreu de 4 a 16 de junho de 2023. Cerca de 50 navios e barcos, mais de 25 aeronaves e cerca de 9.000 soldados de um total de 17 países lutaram e conseguiram apresentar de forma impressionante as suas forças combinadas. Neste contexto, o Vice-Almirante Frank Lenski sublinhou a excelente cooperação entre os países da NATO e as capacidades demonstradas durante os exercícios. Este saldo positivo foi sublinhado de forma impressionante na grande conclusão de sexta-feira, que terminou com uma celebração em Kiel. sat1regional.de relata que o exercício foi iniciado pela primeira vez em Rostock e que foram praticados cenários realistas que têm em conta o estado actual da situação da política de segurança.
A manobra, que este ano celebrou a sua 54ª edição, foi organizada pelas Forças Navais dos EUA Europa-África dirigidas e implementadas sob as ordens do STRIKFORNATO, com sede em Portugal. Um aspecto muito especial desta vez foi o facto de a Finlândia ter participado pela primeira vez como aliada da NATO, o que representa um passo significativo na longa história do exercício. navalnews. com salienta que o exercício abrangeu vários domínios de competências, incluindo operações anfíbias, defesa aérea, guerra anti-submarina e também eliminação de resíduos explosivos, demonstrando mais uma vez a versatilidade dos parceiros da NATO.
Desafios crescentes na região do Mar Báltico
A situação da política de segurança na região do Mar Báltico permanece tensa e tornou-se novamente clara durante a manobra. Johan Norlén, chefe da Marinha Real Sueca, expressou preocupação com as crescentes atividades da Rússia na região. Ele vê claramente a Rússia como o actual adversário e enfatiza a força da aliança da NATO em resposta a esta ameaça. Lenski e os seus colegas concordam: a cooperação cimentada nestes exercícios é essencial para garantir a segurança e a estabilidade na Europa.
Todo o exercício incluiu uma variedade de manobras multinacionais, ao mesmo tempo que testou novas tecnologias e conceitos, como o uso de veículos não tripulados para resgate de pessoal. As operações militares no espaço também desempenharam um papel, sublinhando os desafios modernos que as nações envolvidas enfrentam. militarleak.com salienta que mais de 3 000 soldados de 19 aliados e parceiros da NATO participaram neste importante exercício.
Um olhar para o futuro
Com um trabalho de equipa empenhado e o objectivo de reforçar a liberdade de navegação e a segurança no Mar Báltico, os países da NATO saem deste exercício mais fortes. As experiências e conhecimentos adquiridos constituem uma base sólida para os desafios futuros na região do Mar Báltico. Os participantes estão preparados para enfrentar em conjunto os actuais desenvolvimentos da política de segurança e levar a cooperação a um novo nível.