Grande evacuação em Kiel: bomba aérea ameaça o distrito de Wik!
Uma bomba aérea americana é desativada em Kiel em 6 de julho de 2025. 3.360 residentes tiveram que ser evacuados.

Grande evacuação em Kiel: bomba aérea ameaça o distrito de Wik!
A cidade de Kiel está prestes a passar por uma operação espetacular: no domingo, 6 de julho de 2025, será desativada uma bomba aérea americana da Segunda Guerra Mundial. A bomba de 500 quilos foi descoberta na rua Elendsredder e causou a maior evacuação em anos. Cerca de 3.400 residentes no distrito de Wik foram afetados, conforme relata ndr.de.
A cidade está realizando uma evacuação abrangente que inclui 417 endereços e afeta cerca de 3.360 moradores. Todas as pessoas afetadas são convidadas a deixar suas casas, lojas e locais de trabalho até às 11h, o mais tardar. A polícia fechará estradas porque a desativação só poderá começar depois que a área de perigo for liberada. A cidade de Kiel recomenda permanecer fora da área restrita por várias horas.
Alojamento e apoio às pessoas afetadas
Para quem não tem retiro privado, a Hebbelschule na Feldstrasse está disponível como alternativa de alojamento a partir das 10h. Para garantir que ninguém fique desamparado, a cidade está oferecendo assistência às pessoas que precisam de assistência para sair de casa. As informações chegam aos residentes através de aplicações de alerta e de folhetos multilingues que são distribuídos às famílias afetadas. Se você tiver alguma dúvida ou precisar de suporte, pode entrar em contato com o telefone profissional do corpo de bombeiros de Kiel pelo telefone 0431 5905-555. Há também um endereço de e-mail especial para pessoas surdas: ordnungsamt@kiel.
“Há alguma coisa acontecendo”, é o lema da cidade de Kiel, que incentiva os moradores a se informarem uns aos outros. É importante que todos os afetados estejam bem informados para não perder tempo valioso e oferecer as melhores condições possíveis para a operação. Durante a evacuação, o Corpo de Bombeiros também estará à disposição para ajudar os moradores em caso de emergência.
Remoção de munições explosivas no norte da Alemanha
Neste contexto, é interessante notar que o combate ao material bélico continua a ser muito procurado noutras regiões da Alemanha, como a Renânia do Norte-Vestefália. De acordo com informações de land.nrw, um total de 1.133 bombas foram descobertas em 2023, com 20% menos do que no ano anterior (1.443) sendo descartadas. Estas descidas devem-se principalmente à menor actividade de construção. Cerca de 70% das bombas encontradas geralmente aparecem antes do início das obras.
A fim de eliminar os perigos muitas vezes ignorados dos locais contaminados da Segunda Guerra Mundial, estão a ser investidos recursos consideráveis na eliminação de engenhos explosivos. Em 2023, foram gastos quase 20 milhões de euros do Orçamento do Estado para isto.
A cidade de Kiel se tornará o foco do trabalho de segurança no domingo, quando o serviço de eliminação de munições explosivas desarma a bomba. Uma noite tranquila de sábado para os residentes de Wik pode significar uma noite emocionante e tensa de espera antes da grande operação de domingo, como relata [shz.de](https://www.shz.de/lokales/kiel/artikel/bombentschaerfung-in-kiel-haeuser-in-der-wik- Werden-evakuiert-48943240). O certo é que todos os olhares estarão voltados para os especialistas, que deverão ter uma boa mão para garantir que tudo corra bem.