Neumünster luta pela democracia: demonstrações de tolerância sem violência!
A Mesa Redonda para a Tolerância e a Democracia em Neumünster luta contra o extremismo de direita e apela a manifestações não violentas.

Neumünster luta pela democracia: demonstrações de tolerância sem violência!
Em Neumünster está a acontecer: a Mesa Redonda para a Tolerância e a Democracia (RT) está apaixonadamente empenhada no combate ao extremismo de direita e tem lidado intensamente com o papel das manifestações. Desde 1997, a RT é uma aliança de representantes de partidos, igrejas, sindicatos e associações na luta contra os esforços antidemocráticos. O seu objectivo não é apenas monitorizar as actividades extremistas de direita, mas também organizar activamente contra-manifestações. Estas são geralmente maiores do que as respectivas paradas extremistas de direita, o que é um sinal positivo de coesão comunitária. Isso é relatado por kn-online.de.
Em março de 2025, devido ao aparecimento do “Black Bloc” da Antifa em janeiro, nenhuma contramanifestação foi convocada, o que gerou ricas discussões dentro da RT. O número de contramanifestantes era pequeno na época, o que gerou disputas internas. A fim de melhorar a mobilização, o grupo diretor da RT apresentou agora uma proposta para desenvolver um “conceito de demonstração”, que foi aprovado por uma grande maioria. O objectivo é promover a aceitação e a participação entre amplos sectores da população sem propagar slogans de ódio ou comportamentos militantes.
Novo compromisso com o grupo diretor
O grupo diretor também renovou seu pessoal: Almut Auerbach, do sindicato Verdi, foi eleito o novo presidente e sucede a Christof Ostheimer, que atuou por 15 anos. Dirk Mehrens, da Mittelholstein Business Association, ocupa o lugar de Ostheimer. Outros membros são Jörgen Breckwoldt (CDU) e o pastor Wolfgang Miether. Estas mudanças baseiam-se no lema de carregar a sua própria bandeira que reflecte os objectivos da RT na frente das manifestações e assim enviar um sinal claro. Os interessados podem encontrar mais informações no site da RT: rundertisch-neumuenster.de.
Mobilização extremista de direita contra os CDS
Num contexto mais amplo, os desafios que as pessoas queer na Alemanha têm atualmente de superar são alarmantes. De acordo com democ.de, um total de 232 manifestações do Christopher Street Day (CSD) estão planejadas para 2025, o maior número da história. No entanto, grupos extremistas de direita identificaram estes CDT como alvos. No verão de 2024, ocorreram manifestações de extremistas de direita anti-CSD em 28 cidades, organizadas principalmente através das redes sociais.
A violência cometida pelos neonazis nestes eventos foi em grande parte desorganizada e espontânea. Particularmente preocupante é o aumento dos crimes anti-queer, que aumentaram de 1.785 em 2023 para 2.917 em 2024. O número de crimes transfóbicos também aumentou 24 por cento. As ações de grupos como o Movimento Identitário e a AfD neutralizam o “Mês do Orgulho” e, portanto, os esforços pela diversidade e aceitação. O compromisso com uma maior tolerância e contra o extremismo é ainda mais importante nestes tempos, pois a ameaça à vida queer ainda é enorme.
O Grupo Diretor da RT continuará a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades locais para criar um ambiente seguro e defender os valores da tolerância e da democracia. A responsabilidade pessoal e coletiva de cada indivíduo é vista como central.