Disputa sobre parques eólicos em Bordesholm: conservação da natureza ou procura de energia?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Neumünster planeja rejeitar parques eólicos devido a preocupações com a conservação da natureza. A reunião do conselho decidirá no dia 30 de setembro.

Neumünster plant Ablehnung von Windpark aufgrund von Naturschutzbedenken. Ratsversammlung entscheidet am 30. September.
Neumünster planeja rejeitar parques eólicos devido a preocupações com a conservação da natureza. A reunião do conselho decidirá no dia 30 de setembro.

Disputa sobre parques eólicos em Bordesholm: conservação da natureza ou procura de energia?

Em Schleswig-Holstein o vento sopra bastante, mas nem sempre é vantajoso para os residentes. Recentemente, o planeamento de novos parques eólicos no distrito de Bordesholm tem sido objecto de acaloradas discussões. Apesar da redução da área para um possível parque eólico na reserva natural de Fügenmoor de 197 para 75 hectares, permanece uma grande incerteza sobre como o planeamento da energia eólica pode ser conciliado com os interesses da conservação da natureza e da população local. Então relatado sei on-line que a área se situa entre as comunidades de Mühbrook, Bordesholm, Wattenbek, Negenharrie e a cidade de Neumünster. O foco principal está nas preocupações sobre o impacto nas populações de aves, especialmente perto de um local de reprodução de guindastes a apenas 650 metros de distância.

Neumünster está, portanto, planejando uma declaração negativa, e a reunião do conselho decidirá sobre isso em 30 de setembro. A Autoridade de Conservação da Natureza Inferior em Neumünster está muito preocupada com os possíveis efeitos negativos sobre a vida selvagem. Portanto, os políticos locais em Bordesholm estão aliviados com a redução da área, mas consideram-na um pequeno sucesso, uma vez que o país provavelmente manterá os seus planos.

A maior área de parque eólico nas mãos do norte da Alemanha

A energia eólica é de particular importância para Schleswig-Holstein: os novos planos pretendem expandir a área destinada à energia eólica dos atuais 2% para cerca de 3% da área do estado. schleswig-holstein.de explicou. No final de julho de 2025, o governo estadual aprovou a minuta de três novos subconjuntos de planos regionais para energia eólica onshore, que substituem as antigas regulamentações de 2020. Os cidadãos podem opinar sobre essas minutas até 8 de outubro de 2025.

No entanto, nem todos os cidadãos estão satisfeitos com os planos do parque eólico. Portanto, as pessoas em Mühbrook olham para os acontecimentos com resignação. O prefeito Andreas Schilling expressou preocupação de que os parques eólicos pudessem perturbar fundamentalmente a vida nas aldeias rurais. Na área prioritária de Schönbek/Loop, a área deverá ser mais do que duplicada, passando de 51 para 127 hectares. Isto significa a possibilidade de construir mais quatro a cinco turbinas eólicas e, assim, ver mais “lanças de espargos” nos campos, como os residentes locais costumam chamá-las sarcasticamente.

Discussão pública e conservação da natureza

As preocupações sobre o impacto dos parques eólicos no ambiente não são infundadas. De acordo com a NABU Schleswig-Holstein, o elevado potencial eólico do estado oferece um grande potencial para a produção de energia eólica, mas as turbinas eólicas não controladas têm consequências para a natureza e a paisagem. O planeamento deve ser feito de forma sustentável, a fim de evitar efeitos negativos sobre a flora e a fauna, que é o que os conservacionistas exigem tanto em Schleswig-Holstein como a nível nacional. Deve ser dada especial atenção às preocupações das populações de aves e morcegos, uma vez que as suas populações também estão ameaçadas pelas turbinas eólicas nabu.de tematizado.

As reuniões públicas que acontecerão nos dias 22 e 23 de setembro em Negenharrie e Wattenbek terão como objetivo levar a sério as preocupações e necessidades dos cidadãos. A questão da energia eólica é uma faca de dois gumes: por um lado, a transição energética e a expansão das energias renováveis ​​são muito populares, mas por outro lado, as pessoas nas áreas afectadas sentem-se frequentemente como perdedoras deste desenvolvimento. A reunião do conselho de Neumünster também decidirá sobre uma declaração sobre o projeto e poderá, assim, influenciar significativamente o destino do planejamento do parque eólico.