Museu Viking Haithabu: 40 anos de história viva no Schlei!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Museu Viking de Haithabu comemora seu 40º aniversário em 1º de novembro de 2025 e reconhece sua importância como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Das Wikinger Museum Haithabu feiert am 1. November 2025 sein 40-jähriges Bestehen und würdigt seine UNESCO-Welterbe-Bedeutung.
O Museu Viking de Haithabu comemora seu 40º aniversário em 1º de novembro de 2025 e reconhece sua importância como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Museu Viking Haithabu: 40 anos de história viva no Schlei!

1º de novembro de 2025 marca o 40º aniversário da inauguração do Museu Viking Haithabu. O museu, localizado no pitoresco Schlei, nos arredores de Schleswig, não só se tornou conhecido como um dos museus arqueológicos mais importantes da Alemanha, mas também ganhou o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. As celebrações prometem momentos emocionantes, pois os visitantes podem vivenciar de perto o cotidiano dos vikings e mergulhar fundo na história.

Desde a sua inauguração em 1985, o museu tem sido um fascinante testemunho contemporâneo que aproxima os visitantes do modo de vida Viking. As escavações arqueológicas começaram em Haithabu em 1900 e foram muito populares entre 1930 e 1939 sob Herbert Jankuhn. Jankuhn, que continuou sua pesquisa após a Segunda Guerra Mundial, lançou as bases para a apresentação de hoje no museu com suas escavações. Ao longo dos anos, o interesse aumentou e o número de visitantes cresceu de 120.000 para impressionantes 185.000 por ano.

Patrimônio cultural e centro comercial

O museu não mostra apenas achados originais, mas também as várias facetas do artesanato, comércio e crenças vikings. Numa área ao ar livre com casas reconstruídas e um barco Viking, os hóspedes podem reviver a agitação de Haithabu. Este lugar já foi o centro comercial mais importante da região ocidental do Báltico no século X e tinha até 2.000 habitantes. Mas a gloriosa história terminou com a destruição pelo rei Harald Hardrada em 1066, que marcou o fim da Era Viking.

Contratos e documentação histórica comprovam o papel central de Haithabu entre a Europa do Norte e a Europa Ocidental. Em particular, o reconhecimento como Património Mundial da UNESCO em 30 de junho de 2018 sublinha a importância histórica deste centro comercial, que foi uma das maiores cidades durante a Era Viking. O pedido de admissão foi iniciado pelo Prof. Claus von Carnap-Bornheim e recebeu uma base sólida através de inúmeras colaborações e apoio internacional.

Um olhar para o futuro

Mas o foco do museu não está apenas no passado: sob a direção de Matthias Toplak, que está no cargo desde outubro de 2021, também está sendo feito um trabalho para examinar o papel problemático de Jankuhn durante a era nazista. O museu também se dedica ativamente à sensibilização sobre o abuso político do romantismo Viking e contribui para a formação de opiniões através de palestras e discussões.

O local e as descobertas ainda oferecem muito espaço para futuros projetos de pesquisa – apenas 1,5% do porto e 5% do assentamento foram investigados com sucesso até o momento. Portanto, a esperança de descobertas emocionantes permanece nos próximos anos – Haithabu ainda tem muitas histórias para contar!

Os leitores são calorosamente convidados a comemorar o aniversário no museu e mergulhar no mundo dos Vikings. Será uma experiência inesquecível que dará vida à rica história e património cultural desta região única. Os interessados ​​podem encontrar mais informações sobre o museu e as celebrações nos sites NDR e Haithabu.