A tempestade Zack varre Schleswig-Holstein: as balsas foram canceladas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A tempestade “Zack” atingiu o norte da Alemanha em 16 de setembro de 2025, causando cancelamentos de balsas e fortes rajadas de vento de até 105 km/h.

Sturmtief "Zack" erreicht Norddeutschland am 16.09.2025, verursacht Fährausfälle und starke Windböen bis 105 km/h.
A tempestade “Zack” atingiu o norte da Alemanha em 16 de setembro de 2025, causando cancelamentos de balsas e fortes rajadas de vento de até 105 km/h.

A tempestade Zack varre Schleswig-Holstein: as balsas foram canceladas!

Hoje, 16 de setembro de 2025, a tempestade “Zack” traz a primeira tempestade de outono do ano ao norte da Alemanha. Rajadas de até 105 km/h são a regra, enquanto aguaceiros e trovoadas dominam o clima de Hamburgo até a fronteira com a Dinamarca. Como relata a NDR, a tempestade não é apenas bastante severa, mas também leva a restrições significativas ao tráfego de ferry.

Os ferries para Heligoland, incluindo o catamarã “Halunder Jet” e o “Funny Girl”, estão cancelados hoje. Os viajantes que desejam fazer uma viagem de barco até a popular ilha são particularmente afetados. As ligações de ferry para as ilhas de Föhr e Amrum deverão continuar conforme planeado, embora aí também sejam esperados atrasos no carregamento de veículos. Um raio de esperança: as balsas para Sylt permanecem em operação, enquanto o https://www.tagesspiegel.de/gesellschaft/panorama/fahr-nach-helgoland-fallen-wegen-sturmtief-zack-aus-erster-herbststurm-des-jahr-erreich-norddeutsche-kusten-14328611.html confirma que nenhuma tempestade é esperada em a costa do Mar do Norte.

Avisos de danos e segurança

Os trabalhos de limpeza e medidas de emergência já estão a todo vapor. Na Baixa Saxônia, está se tornando conhecido o triste desfecho de um infeliz transeunte de 84 anos que foi atropelado por um galho e levado ao hospital com ferimentos graves. Os primeiros danos também ocorreram em Schleswig-Holstein, quando um caminhão saiu da estrada devido a fortes rajadas de vento e caiu em uma vala.

Além dos ferimentos já mencionados, os meteorologistas pedem cautela. Lutz Beckebanze, do Serviço Meteorológico Alemão, alerta sobre queda de árvores e galhos quebrados e recomenda evitar florestas, principalmente durante a tempestade. Muitas pessoas deveriam sair às ruas para observar os efeitos da tempestade, pode-se cuidar melhor da segurança e acompanhar de perto a situação nestes tempos gelados.

Previsão e perspectivas

Segundo os meteorologistas, a tempestade “Zack” irá provocar grandes alterações no clima, pelo menos por enquanto, mas também tem uma nota positiva: após este evento de tempestade de dois dias com uma trégua noturna, uma calmaria do tempo estará à vista. De acordo com as previsões, as violentas rajadas e a chuva continuarão em direção à Finlândia durante a noite. Os centros de controlo em Schleswig-Holstein registam agora apenas incidentes mais pequenos, principalmente devido à queda de ramos nas estradas.

A tempestade atingirá o seu pico hoje em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, onde são esperadas velocidades de vento de até 100 km/h na costa do Mar Báltico. No entanto, os dados do BSH mostram que também não se espera nenhuma tempestade real nesta região, pois embora os níveis de cheias estejam a aumentar, a definição de tempestade de 1,5 metros acima da cheia média não é alcançada.

A região deve agora esperar pacientemente pelos efeitos da tempestade enquanto espera pelas próximas mudanças climáticas. As coisas poderão voltar a ficar mais calmas e estáveis ​​nos próximos dias, o que traz esperança, principalmente para viajantes e moradores locais.