Superlua esta noite: A maior lua cheia do ano está brilhando!
Em 5 de novembro de 2025, a maior lua cheia do ano será visível no norte da Alemanha – um fenômeno fascinante de superlua.

Superlua esta noite: A maior lua cheia do ano está brilhando!
No dia 5 de novembro de 2025 chegou a hora: a Lua atinge seu ponto mais próximo da Terra, o chamado perigeu, e surge como a maior lua cheia do ano. Qualquer pessoa que observe o céu pode esperar uma visão espetacular, já que a superlua não será apenas cerca de 7% maior, mas também cerca de 15% mais brilhante do que uma lua cheia média. Alto NDR A distância entre a Terra e a Lua esta noite é de cerca de 357.000 quilômetros. Para efeito de comparação: na última lua cheia, em 7 de outubro, essa distância era de cerca de 361.500 quilômetros.
O fascínio pela superlua não vem apenas do seu tamanho, mas também da ilusão de ótica que às vezes ocorre quando a lua se aproxima do horizonte. Este efeito, conhecido como ilusão lunar, faz com que o corpo celeste pareça ainda mais impressionante. O maior atrativo só estará visível a partir das 16h.
O que é uma Superlua?
Uma superlua é essencialmente uma lua cheia ou nova que coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra. O termo “superlua” foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e não tem uma definição astronômica precisa. Na verdade, não existe nenhuma base científica aceite que ligue uma superlua ao aumento dos riscos de terramotos ou erupções vulcânicas. Este relatório Wikipédia.
Tecnicamente, a superlua também é conhecida como Perigeu Syzygy porque a influência da lua é mais pronunciada nesta constelação. As superluas ocorrem em série, geralmente três a quatro vezes por ano. A próxima superlua é a segunda de três em 2025, a última acontecerá em 5 de dezembro. Portanto, é um momento emocionante para os interessados em astronomia!
Marés e outros efeitos
A atração gravitacional da Lua e do Sol também influencia as marés. As forças das marés são mais fortes durante as luas cheias e novas, o que pode resultar em marés maiores. Isto pode, por exemplo, aumentar a erosão das praias, o que é particularmente relevante nas zonas costeiras. A Lua, com uma órbita elíptica em torno da Terra, atinge uma distância média de cerca de 382.900 quilómetros, o que aumenta cerca de quatro centímetros anualmente, explica o site Hora e Data.
Para quem gosta de ficar sob o céu e observar as maravilhas da natureza, a superlua é um evento único que não cativa apenas os interessados em astronomia. Então marque a noite de 5 de novembro em sua agenda! Com seu rosto brilhante e tamanho impressionante, ele certamente chamará a atenção. Divirta-se observando as estrelas!