Natal sem inverno: calor recorde e chuva no Norte!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O norte da Alemanha experimentará temperaturas anormalmente amenas em dezembro de 2025, sem inverno à vista. Relatório e análise meteorológica.

Norddeutschland erlebt ungewöhnlich milde Temperaturen im Dezember 2025, kein Winter in Sicht. Wetterbericht und Analysen.
O norte da Alemanha experimentará temperaturas anormalmente amenas em dezembro de 2025, sem inverno à vista. Relatório e análise meteorológica.

Natal sem inverno: calor recorde e chuva no Norte!

O inverno como o conhecemos aparentemente desapareceu no ar no norte da Alemanha. Quando olhamos as previsões meteorológicas para o próximo período, não há vestígios do frio do inverno. Alto moin.de Estamos no meio de um período quente que vem do Atlântico e nos traz temperaturas amenas de mais de 10 graus - em algumas regiões até mais de 15 graus. Esta evolução não é apenas uma situação atípica temporária, mas sim uma tendência sustentável que nos acompanhará até à segunda quinzena de Dezembro.

Há cerca de duas semanas, ainda estávamos enfrentando temperaturas frias, incluindo neve em altitudes mais baixas. Mas agora há um clima forte de oeste, que está derretendo rapidamente o esplendor branco nas cadeias montanhosas baixas. De acordo com os modelos meteorológicos, que foram significativamente corrigidos nos últimos dias, praticamente não esperamos inverno até o terceiro Advento. Dezembro poderá vir a ser um dos mais quentes de que há registo, com temperaturas até 3 graus acima da média.

Os números falam por si

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) confirma que dezembro de 2023 será o 15º mês consecutivo com temperaturas acima da média. Na verdade, este mês de Dezembro poderá ser um dos oito meses de Natal mais quentes desde 1881. Em média, a temperatura do ar é de 3,9 °C, o que é 3,1 °C acima do valor de referência de 1961 a 1990. Em algumas regiões, como a Baixa Saxónia, foram registadas as maiores quantidades de precipitação desde o início das medições, o que poderá levar a ondas de inundações em partes do país. O DWD fala em 114 l/m² de precipitação, 63% a mais que a média deste período.

  • Niederschläge in verschiedenen Bundesländern:
  • Bremen: 5,1 °C, 130 l/m² Niederschlag
  • Hamburg: 4,7 °C, 140 l/m² Niederschlag
  • Niedersachsen: 4,9 °C, 155 l/m² Niederschlag

Mas não são apenas os alemães do norte que têm de enfrentar condições climáticas extremas. Os últimos relatórios da Europa mostram também que o continente é particularmente afectado pelas alterações climáticas. Alto notícias diárias A Europa é descrita como um foco de alterações climáticas, com temperaturas a subir 1,5 graus acima dos níveis pré-industriais. Os fenómenos meteorológicos extremos já custaram mais de 18 mil milhões de euros em 2024, e dois terços da Europa continental registaram mais dias quentes e secos do que o habitual.

Um olhar para o futuro

As previsões sugerem que os riscos de inundações continuarão a aumentar nos próximos anos, especialmente nas zonas urbanas. Dado o aumento das temperaturas e os desafios associados relacionados com o clima, precisamos de abordar mais de perto as consequências das alterações climáticas. O DWD analisou dados de cerca de 2.000 estações de medição para obter uma visão precisa dos desenvolvimentos.

No geral, estamos numa situação meteorológica estranha no norte da Alemanha que nos levanta questões. Será este o novo inverno, com temperaturas mais amenas e muita chuva? Uma coisa é certa: o velho Winter não precisa ficar na bancada porque provavelmente não gosta da lista de convidados. Quando pensamos nas férias de Natal, provavelmente temos que nos preparar para um cenário completamente diferente daquele a que estamos habituados.