Fornecimento de drogas em perigo: Ministro pede medidas em SH!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Ministra da Saúde, von der Decken, discute a segurança do fornecimento de produtos farmacêuticos no norte da Alemanha em 23 de junho de 2025.

Gesundheitsministerin von der Decken diskutiert Versorgungssicherheit von Arzneimitteln in Norddeutschland am 23.06.2025.
A Ministra da Saúde, von der Decken, discute a segurança do fornecimento de produtos farmacêuticos no norte da Alemanha em 23 de junho de 2025.

Fornecimento de drogas em perigo: Ministro pede medidas em SH!

Um importante debate sobre a segurança do abastecimento de medicamentos em Schleswig-Holstein teve lugar em Hohenlockstedt. A Ministra da Saúde, Kerstin von der Decken, especificou os desafios que afetam não só os estados federais, mas também a Europa, quando recebeu representantes da Associação Regional do Norte da Pharma Germany e da VCI Nord. O ministro enfatizou as grandes e complexas tarefas que devem ser dominadas na produção de produtos farmacêuticos. Referiu-se aos progressos na abordagem destas questões a nível europeu, particularmente no que diz respeito ao reforço do fornecimento de medicamentos essenciais. Isto foi relatado por Nachrichten Today.

Babette Reiken, presidente da Associação Regional Norte da Pharma Germany, deixou claro a importância de condições-quadro confiáveis ​​para a indústria farmacêutica e também apelou a um financiamento seguro para o seguro de saúde legal (GKV). Estes aspectos são centrais porque o fornecimento de produtos farmacêuticos não é apenas um desafio para a indústria, mas também para a saúde pública na Alemanha. Uma boa mão na precificação dos medicamentos básicos também é fundamental, pois também foram discutidas as inovações e a base financeira necessária para elas.

Desafios do fornecimento de medicamentos

Como parte do intercâmbio, Ilse Boskamp da G. Pohl-Boskamp GmbH apelou a um ajustamento à Lei de Reorganização do Mercado de Medicamentos (AMNOG), a fim de garantir a suficiência económica e a diversidade dos medicamentos. A sua empresa considera-se responsável pelo fornecimento de medicamentos e enfatizou a necessidade de estabilizar o quadro jurídico. Mantendo o princípio “é melhor prevenir do que remediar”, a digitalização também desempenhou um tema central. Foram discutidas as oportunidades nos cuidados de saúde digitais e a utilização de dados de saúde em Schleswig-Holstein.

Schleswig-Holstein desempenha um papel fundamental na monitorização de medicamentos. A Secretaria Estadual de Serviços Sociais monitora as empresas envolvidas no comércio de drogas em Schleswig-Holstein. São realizadas inspeções e amostras de medicamentos enviadas ao Instituto de Análise Farmacêutica e Aplicada (InphA GmbH) para exame. A Câmara de Farmacêuticos de Schleswig-Holstein também desempenha um papel fundamental neste contexto, representando mais de 3.000 farmacêuticos e assumindo tarefas essenciais para organizar farmácias de emergência e planear depósitos centrais de emergência, como se fosse o eixo para o fornecimento de medicamentos no estado. Esses aspectos são importantes para analisar os efeitos colaterais indesejáveis ​​dos medicamentos e garantir a qualidade, como explica schleswig-holstein.de.

Foco no fornecimento de medicamentos

O fornecimento de medicamentos na Alemanha é um sistema complexo e, ao mesmo tempo, representa o segundo maior volume de despesas em seguros de saúde legais. Os constantes esforços de reforma reflectem-se nas regulamentações legais sobre preços, que se destinam a controlar os encargos financeiros do sistema de saúde. O foco não está apenas na qualidade, mas também na compatibilidade económica do fornecimento de medicamentos. Mudanças recentes, como o levantamento da proibição da propriedade múltipla e a aprovação das vendas por correspondência, dinamizaram o mercado. Mas a pressão para conter os custos continua elevada, uma vez que os gastos no setor farmacêutico aumentam constantemente, como resume bpb.de.

As discussões entre atores da indústria farmacêutica e da política são um passo necessário para superar os desafios futuros no fornecimento de medicamentos. A última reunião em Hohenlockstedt mostra como o diálogo é importante para encontrar soluções para a multiplicidade de questões que afectam tanto a indústria como os pacientes.