Funcionários públicos na Baixa Saxónia: Contradições salariais – agora as coisas estão a ficar sérias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O artigo traz informações sobre as atuais contradições dos funcionários públicos de Bremen contra seus salários e o acordo entre o governo estadual e os sindicatos.

Der Artikel informiert über die aktuellen Widersprüche von Beamten in Bremen gegen ihre Besoldung und die Einigung der Landesregierung mit den Gewerkschaften.
O artigo traz informações sobre as atuais contradições dos funcionários públicos de Bremen contra seus salários e o acordo entre o governo estadual e os sindicatos.

Funcionários públicos na Baixa Saxónia: Contradições salariais – agora as coisas estão a ficar sérias!

Na Baixa Saxónia, a questão da remuneração dos funcionários públicos está novamente em destaque. Conforme relata ver.di, em 22 de abril de 2025, o Ministério das Finanças instruiu os departamentos a aceitar as objeções dos recebedores de salários são modestas. Estas contradições dizem respeito à constitucionalidade ou adequação dos alimentos, nomeadamente no que diz respeito aos períodos salariais a partir de 2023.

A questão é agora que um número significativo de funcionários públicos manifestou as suas preocupações em 2023 e 2024. Estas preocupações foram levantadas entre os sindicatos da DGB, como ver.di, GEW e GdP. A fim de evitar a ameaça de onda de ações judiciais, o Ministro das Finanças, Heere, foi convidado a considerar um modelo de acordo de ação judicial, que inicialmente rejeitou.

Um caminho amigável para modelar ações judiciais

Porém, em reunião de crise com o Ministro da Justiça, o governo do estado acertou um procedimento que visa esclarecer as contradições. As objeções não serão tratadas por enquanto até que o processo modelo seja legalmente concluído. Os sindicatos são agora convidados a nomear funcionários públicos que estejam preparados para apresentar ações judiciais modelo contra os seus salários para 2023 ou 2024. Os responsáveis ​​querem cobrir o maior espectro possível de constelações de casos, a fim de esclarecer a questão de uma forma juridicamente segura.

As estatísticas mostram que foram recebidas até 34.000 objeções para 2023 e cerca de 28.000 para 2024. O Gabinete Estatal de Remunerações e Pensões da Baixa Saxónia será responsável por processar estas contradições. Para todos os outros funcionários públicos que continuam a considerar o seu salário ilegal, a situação permanece a mesma: deve ser apresentada uma reclamação todos os anos. Isto é necessário de acordo com a nova Lei Salarial da Baixa Saxónia, uma vez que a pensão alimentícia foi recentemente regulamentada em 2022.

O contexto jurídico

Existem vários fatores por trás da atual incerteza nos salários. De acordo com Officersbesoldung.org, as rodadas salariais para funcionários públicos nos níveis federal, local e estadual ocorrem a cada dois ou três anos. Os resultados da investigação mostram que a última ronda salarial dos funcionários públicos federais ocorreu em janeiro de 2023. Houve um aumento de 200 euros e 5,3 por cento, embora também tenha havido uma ronda zero no mesmo ano.

Na última rodada salarial para funcionários públicos estaduais, que ocorreu de outubro a dezembro de 2023, foi decidido um aumento fixo de 200 euros a partir de 1º de novembro de 2024 para todos os estados, exceto Baden-Württemberg, bem como um aumento adicional de 5,5 por cento a partir de 1º de fevereiro de 2025. Além disso, houve um pagamento único de 3.000 euros como bônus de mitigação da inflação para todos os estados federais.

É, portanto, necessário um processo de esclarecimento judicial para esclarecer as questões controversas em torno da adequação do salário. O objectivo é aliviar a administração dos tribunais administrativos e proporcionar clareza rápida aos funcionários afectados.

Ainda não se sabe como as coisas irão evoluir. Os sindicatos, o governo estatal e o poder judicial estão sentados à mesma mesa, e o resultado destas conversações poderá ter consequências de longo alcance para a função pública na Baixa Saxónia. Mantenha-se atualizado!