Fundo de dificuldades de Bremen à beira do colapso: mais cortes de eletricidade e água estão ameaçados!
O Senado de Bremen está a acabar com o fundo de dificuldades para apoiar dívidas energéticas, criticado pelo Gabinete de Auditoria do Estado.

Fundo de dificuldades de Bremen à beira do colapso: mais cortes de eletricidade e água estão ameaçados!
Um raio de esperança para muitas pessoas em Bremen poderá acabar em breve: o fundo de dificuldades fundado pelo Senado de Bremen em 2021 irá expirar no final de 2025. Este fundo foi criado para ajudar pessoas com dívidas energéticas e evitar que tenham a electricidade e a água cortadas. Mas agora a delegação social é confrontada com duras críticas por parte do Tribunal de Contas do Estado. De acordo com butenunbinnen.de, o apoio financeiro a estas pessoas será interrompido porque o esforço administrativo alegadamente excede o financiamento utilizado.
As vozes críticas tornaram-se mais fortes quando o Tribunal de Contas recomendou, em 2024, que as pessoas afetadas só deveriam ser apoiadas com benefícios de acordo com o Código da Segurança Social no futuro. O primeiro fundo de dificuldades já havia encerrado suas operações no final do ano passado. Agora, um destino semelhante poderá estar à frente do segundo fundo, que está à beira do abismo apenas um ano depois de ter sido fundado.
O que isso significa para as pessoas afetadas?
Os fornecedores de energia e água, como o SWB, já esperam um aumento nos cortes de electricidade e água assim que os pagamentos não forem efectuados. Dado o aumento do custo de vida, a situação poderá tornar-se particularmente explosiva para muitas pessoas em Bremen. Como passo para melhorar a situação, a capacidade do centro de aconselhamento ao consumidor será aumentada para melhor informar os clientes inadimplentes sobre possíveis soluções.
Mas o exemplo de Hesse mostra que também foram criados fundos semelhantes para evitar cortes de energia. O Centro do Consumidor de Hesse coordena o processamento do financiamento de emergência lá. As suas tarefas incluem, nomeadamente, aconselhamento, processamento de candidaturas e comunicação com fornecedores de energia, a fim de ajudar rapidamente as pessoas em situações de emergência.
O que vem a seguir?
A implementação do actual fundo de dificuldades de Bremen poderia certamente servir de modelo, embora, ao mesmo tempo, seja óbvia a necessidade de soluções sustentáveis e ofertas de ajuda na crise energética. Dado que o segundo fundo expirará no final de 2025, coloca-se a questão: que alternativas existem para a população de Bremen que enfrenta dificuldades financeiras devido ao aumento dos preços da energia?
Nas próximas decisões, o Centro do Consumidor de Hesse apela a uma estrutura clara e ao apoio às pessoas afetadas, a fim de gerir melhor o risco de cortes de energia no futuro. Resta esperar que também seja encontrada uma solução viável em Bremen para ajudar aqueles que mais precisam.