Universidade de Bremen sob proteção de monumento: o brutalismo celebra a história!
Descubra como a Universidade de Bremen é um edifício classificado e qual o significado que ela tem para a cidade.

Universidade de Bremen sob proteção de monumento: o brutalismo celebra a história!
A Universidade de Bremen é o foco da preservação de monumentos, como explicou Uwe Schwartz, chefe interino do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos, em um evento recente. A Universidade de Bremen, que foi fundada na década de 1970 e é a primeira universidade de Bremen, é considerada um importante alicerce na história da cidade. Schwartz enfatizou que a preservação histórica não protege apenas belos edifícios, mas também edifícios considerados histórica e culturalmente significativos. De acordo com a Lei de Proteção de Monumentos, aprovada em 18 de dezembro de 2018 e válida até 13 de junho de 2025, os objetos com valor histórico ou cultural devem ser preservados de interesse público. butenunbinnen.de relata os critérios que são decisivos para a dignidade do monumento, sendo a “legibilidade da história” um aspecto central.
A Lei de Proteção de Monumentos de Bremen define monumentos culturais como itens ou partes de itens cuja preservação é de interesse público por diversos motivos. Podem ser imóveis, como edifícios, ou móveis, como coleções, e são protegidos em conformidade pelo quadro legal. As autoridades de proteção de monumentos trabalham em estreita colaboração com os proprietários para garantir a proteção e o cuidado destes monumentos culturais. Isto também inclui a obrigação de comunicar quaisquer danos que possam ocorrer aos objetos protegidos e possíveis requisitos de aprovação para alterações nos componentes listados [transparenz.bremen.de].
Brutalismo como estilo arquitetônico definidor
Outra característica interessante da Universidade de Bremen é o estilo arquitetônico, fortemente baseado no brutalismo. O concreto, considerado um material natural, aqui é utilizado sem gesso e atrai admiração e críticas. A arquitetura brutalista ganhou esse nome na década de 1950 e foi encontrada em vários edifícios até cerca de 1980. A Universidade de Bremen abriga exemplos marcantes dessa linguagem arquitetônica, em que grandes materiais e formas estão em primeiro plano. As qualidades artísticas são particularmente evidentes nas fachadas e na escadaria da biblioteca, que foram cuidadosamente renovadas monumente-online.de.
O conjunto de edifícios importantes inclui a biblioteca, a avenida, a torre desportiva e a piscina universitária, todos edifícios classificados. A própria universidade é descrita como uma cidade satélite autônoma em Blockland, onde se desenvolveu um campus único. As vistas deslumbrantes, como o jardim na cobertura com suas fendas de observação, fazem da universidade um lugar especial em Bremen e também no contexto mais amplo da arquitetura universitária alemã.
A influência na cidade de Bremen
A Universidade de Bremen não representa apenas valor artístico, mas também um fator económico significativo para o estado. Sua relevância histórica e cultural faz dela uma joia que deve ser preservada. A população de Bremen deve, portanto, estar ciente dos tesouros que existem na sua cidade e dos esforços que estão a ser feitos para preservá-los. Objetos como o arranha-céu Aalto e o bunker Valentin já são marcos conhecidos de preservação de monumentos em Bremen, e a universidade é considerada extremamente importante neste contexto.
Globalmente, é claro que a protecção dos monumentos e o exame da sua história não só representam um mandato legal, mas também contribuem para a identidade cultural e a preservação do património histórico. É hora de aguçar seu olhar para a beleza e o significado da arquitetura e de reconhecer e apreciar suas histórias.