Aventuras em alto mar: jovens navegam pelo mundo durante sete meses
38 jovens partirão de Bremerhaven em 28 de outubro de 2025 para uma viagem de sete meses ao Caribe como parte do projeto “High Seas High School”.

Aventuras em alto mar: jovens navegam pelo mundo durante sete meses
Esta semana é hora de partir para 38 jovens que estão embarcando em uma emocionante viagem de barco de sete meses a partir de Bremerhaven no charmoso "Eendracht" de três mestres. Como parte do projeto "Escola Secundária de Alto Mar" Os jovens enfrentam os desafios da vida no mar e não só aprenderão a navegar, mas também aprenderão muito sobre responsabilidade e trabalho em equipe.
A rota passa pelas Ilhas Canárias e Cabo Verde até às Caraíbas, Costa Rica, Cuba, Bermudas e Açores antes de finalmente regressar à Alemanha. Durante este período, os participantes não só navegarão no navio, mas também cuidarão de si e dos outros. Cada um deles tem uma tarefa a cumprir: seja velejar, cozinhar ou limpar. O estudante de Hamburgo Jonah, com apenas 15 anos, descreve a viagem como uma grande aventura e decorou seu beliche com itens pessoais que lhe dão um pedaço de lar em alto mar.
Escola de vida no mar
A vida cotidiana a bordo é tudo menos chata. Os jovens são divididos em quatro turnos e devem seguir um cronograma rígido. As aulas são ministradas por cinco professores em pequenos grupos, com base no currículo do décimo primeiro ano das escolas secundárias da Baixa Saxônia. “A aula não fica apenas no espaço, mas se expande pelos oceanos do mundo”, explica a coordenadora do projeto Victoria Effinghausen, que ministra as aulas de alemão e de história.
O projeto começou em 1993 na escola Hermann Lietz, na ilha de Spiekeroog, na Frísia Oriental, e desde então tem atraído jovens de toda a Alemanha e do exterior. Para garantir uma vaga, os interessados devem escrever uma carta de motivação, pedir recomendação a um professor e realizar uma entrevista. n-tv relata que tal viagem custa cerca de 32 mil euros, além de mesadas e despesas com equipamentos e seguros necessários.
Do enjôo à desintoxicação digital
É claro que também existem desafios aos quais os jovens têm de se adaptar. A perspectiva de enjôo e a convivência são temas que proporcionam temas de conversa, enquanto a mesa de jantar a bordo é caracterizada por histórias e experiências pessoais. Regras mais rígidas como proibição de álcool e drogas, uso de celular apenas em terra e silêncio após as 22h. garantir que o foco permaneça no essencial: aventura e aprendizado.
Os preparativos já estão a todo vapor. Compram-se mantimentos, realizam-se treinamentos de emergência e despedir-se dos familiares é emocionante, principalmente para os jovens que deixam parentes mais velhos para trás. Depois fica claro que existe mais do que apenas a água e o vento. Este projeto não só oferece uma educação escolar num ambiente de aventura, mas também uma experiência de aprendizagem transformadora que poderá ter um impacto duradouro nos jovens. Isso também é feito por programas semelhantes como Horizontes Náuticos claro, que perseguem o objetivo de descobrir paixões pessoais e promover experiências interculturais.