Alerta vermelho: a gripe aviária faz dezenas de milhares de vítimas na Alemanha!
Surto de gripe aviária na Alemanha: dezenas de milhares de animais afetados. Risco mínimo à saúde das pessoas, informações de segurança.

Alerta vermelho: a gripe aviária faz dezenas de milhares de vítimas na Alemanha!
O que está acontecendo na Alemanha? Actualmente existe um preocupante surto de gripe aviária altamente contagiosa que custará a vida a dezenas de milhares de galinhas, gansos e perus. A situação tornou-se tão grave que é necessário matar em massa para evitar a propagação do vírus. Como relata nord24, a transmissão do vírus aos seres humanos continua a ser uma raridade, mas deve-se ter cuidado com o contato próximo com aves infectadas e com alimentos insuficientemente aquecidos.
O termo médico para a doença em humanos é gripe zoonótica. O Instituto Robert Koch enfatiza que não há casos conhecidos de gripe aviária em humanos na Alemanha. No entanto, é importante levar a sério o risco de infecção, mesmo que seja considerado muito baixo. As pessoas que trabalham na indústria avícola ou que têm contacto próximo com aves infectadas estão particularmente em risco.
Riscos da gripe aviária
Os especialistas concordam: o risco de transmissão continua baixo para a maioria da população. Segundo o Instituto Robert Koch, os perigos da carne de aves bem cozida são quase impossíveis. Se você quiser estar do lado seguro, certifique-se de que a carne não esteja mais rosada e que nenhum suco de carne vermelha esteja escapando. Os ovos também precisam ser bem cozidos para que a clara e a gema fiquem firmes. Estes regulamentos de higiene aplicam-se particularmente na situação atual.
No entanto, existem outros fatores a serem considerados. Como afirma RKI, é incerto se o vírus da gripe aviária pode mudar geneticamente e se adaptar aos humanos. Até agora não houve transmissão entre humanos dos subtipos conhecidos A(H5N1) e A(H7N9). No entanto, a ABAS recomenda medidas preventivas para os trabalhadores da indústria avícola, pois estão particularmente em risco.
Perspectivas globais
Num contexto mais amplo, torna-se claro que a situação não afecta apenas a Alemanha. Estima-se que milhões de aves em todo o mundo estejam infectadas com o vírus influenza A(H5N1), mas apenas algumas centenas de casos humanos foram confirmados até agora. A OMS e o ECDC publicam regularmente avaliações de risco relativas à gripe aviária para monitorizar a evolução da situação. Até agora, a situação na Alemanha é estável e não foram registados quaisquer casos de gripe aviária em humanos.
Houve vários surtos de gripe aviária altamente patogénica na Alemanha no ano passado, com nove casos detectados em aves domésticas no período a partir de Janeiro de 2024. Várias empresas foram particularmente afectadas, incluindo empresas holding de galinhas poedeiras e perus. De acordo com informações da FLI, as aves selvagens, como os gansos-cracas no Mar de Wadden, também têm de lutar contra as consequências da doença.
Desenvolvimentos recentes mostram que vários novos genótipos de GAAP foram identificados desde novembro de 2023. Por conseguinte, é aconselhável permanecer vigilante. Os cidadãos não devem tocar em animais selvagens doentes ou mortos para evitar riscos. Mantenha-se saudável e informado!