Bremerhaven em foco na energia eólica: Conferência pede ação rápida!
Bremerhaven se tornará o centro da energia eólica offshore em 2025. Especialistas discutem o planejamento da segurança e da transição energética.

Bremerhaven em foco na energia eólica: Conferência pede ação rápida!
Na importante conferência Windforce que acontece em Bremerhaven, cerca de 270 especialistas da indústria eólica se reuniram hoje para discutir o futuro da expansão offshore na Alemanha. O evento, considerado um ponto de encontro central da indústria, atrai não só especialistas nacionais, mas também participantes internacionais, nomeadamente dos Países Baixos. A importância desta localização para a energia eólica offshore é mais do que clara, uma vez que Bremerhaven é vista como o coração da transição energética marítima. Buten e interior relata que o porto energético planeado em Bremerhaven é considerado essencial para a segurança energética da Alemanha.
A energia eólica offshore não é apenas um tema importante para os especialistas, mas também para a sociedade como um todo. Jens Assheuer, CEO da Wind Energy and Hydrogen Association, enfatiza a necessidade de mais segurança no planejamento para a construção de parques eólicos offshore. Para atingir os objectivos definidos, a infra-estrutura deve ser ampliada, incluindo áreas portuárias adicionais. A Alemanha planeia duplicar a sua capacidade eólica offshore até 2030, o que é certamente um empreendimento ambicioso.
Avanços tecnológicos e metas de expansão
O desenvolvimento técnico da energia eólica offshore está a progredir de forma impressionante. Assim Agência Federal do Meio Ambiente explica, o desempenho dos sistemas triplicou nos últimos 15 anos. O primeiro parque eólico alemão “Alpha Ventus”, que entrou em operação em 2010, foi uma instalação revolucionária com as suas turbinas eólicas de 5 MW. Atualmente, as empresas podem esperar as primeiras turbinas eólicas de 15 MW em 2025, que serão equipadas com diâmetros de rotor impressionantes de mais de 200 metros.
Estas enormes máquinas produzem em menos de 30 minutos tanta energia como uma moderna casa unifamiliar consome durante um ano inteiro. Além disso, os planos para as águas alemãs são de longo alcance: os especialistas esperam turbinas eólicas com uma capacidade incrível de mais de 20 MW na década de 2030. Na Zona Económica Exclusiva (ZEE), estes sistemas podem ser instalados até 200 milhas náuticas da costa, abrindo novas perspectivas para a produção de energia.
Desafios e oportunidades
Mas também existem desafios: a ZEE é pequena em comparação com outros países, o que pode dar origem a conflitos de utilização, por exemplo, com o transporte marítimo, a pesca e a conservação da natureza. A expansão da energia eólica está prevista no “Plano de Ordenamento do Território para a ZEE Alemã”. Já existe um “plano de desenvolvimento de área detalhado para o Mar do Norte alemão e o Mar Báltico”.
Outro tema importante na conferência Windforce é a necessidade de uso múltiplo das áreas para enfrentar os desafios. A geração de energia híbrida com sistemas fotovoltaicos flutuantes em áreas de energia eólica poderia representar uma solução interessante para aumentar o rendimento energético.
No geral, a conferência mostra o potencial dinâmico da energia eólica na Alemanha, bem como os desafios que precisam de ser superados. A indústria está num caminho de desenvolvimento extremamente importante e resta saber como as condições gerais continuarão a evoluir. Força Vento 2025 e outras iniciativas prometem abordar a contradição entre os objectivos ambiciosos e a realidade no terreno e encontrar soluções que beneficiem tanto o ambiente como as pessoas.