Bremerhaven estabelece padrões: primeiro transportador de automóveis recebe energia em terra!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bremerhaven celebra a estreia do fornecimento de energia em terra para transportadores de automóveis, a fim de reduzir as emissões e promover uma logística portuária sustentável.

Bremerhaven feiert die Premiere der Landstromversorgung für Autotransporter, um Emissionen zu reduzieren und nachhaltige Hafenlogistik zu fördern.
Bremerhaven celebra a estreia do fornecimento de energia em terra para transportadores de automóveis, a fim de reduzir as emissões e promover uma logística portuária sustentável.

Bremerhaven estabelece padrões: primeiro transportador de automóveis recebe energia em terra!

Um novo capítulo na logística portuária está sendo inaugurado em Bremerhaven. Com o comissionamento de hoje do fornecimento de energia em terra para o transportador de automóveis “Lake Shirasagi” da empresa de navegação Wallenius Wilhelmsen, este navio é o primeiro do seu tipo a ser abastecido com energia verde enquanto está no porto. Esta estreia, que poderá mudar definitivamente o transporte marítimo na Europa, será inaugurada cerimoniosamente na segunda-feira, às 13h00, onde também são esperados a Senadora dos Assuntos Económicos de Bremen, Kristina Vogt, bem como representantes de Bremenports, Wallenius Wilhelmsen e BLG Logistics, como [Bremen T-Online](https://bremen.t-online.de/region/bremen/id_101089240/bremerhaven-lake-shirasagi- Feiert-europaweit-landstrom-premiere.html).

O objetivo desta medida inovadora? Uma redução significativa das emissões, especialmente de CO2, óxidos de azoto e partículas, bem como uma redução do ruído no porto. O BLG Auto Terminal em Bremerhaven não é apenas um dos maiores pontos de transbordo de automóveis do mundo, mas também é responsável pela criação de cerca de 7.000 empregos que estão direta ou indiretamente relacionados à logística de veículos.

Entre no futuro verde

A introdução da energia em terra faz parte de uma estratégia abrangente dos portos de Bremen que visa reduzir as emissões a longo prazo. Nos últimos anos tem havido um aumento do investimento em novas tecnologias, apoiado por financiamento. Esta iniciativa aumenta a esperança de que outras companhias marítimas também adotem o uso da energia de terra como padrão durante os períodos de permanência. O Senador para Assuntos Económicos de Bremen enfatiza esta necessidade ao descrever a energia em terra como uma medida eficaz para reduzir as emissões nas operações portuárias, conforme detalhado em Bremenports.

A importância deste desenvolvimento também é sublinhada pela empresa de navegação Höegh Autoliners. O seu CEO, Andreas Enger, destaca a valiosa parceria com Bremerhaven, que é crucial para alcançar as metas climáticas. O passo conjunto para a descarbonização é complementado por um acordo semelhante com a MSC para o cais de contentores.

Demanda crescente e novos padrões

As perspectivas para a utilização da energia costeira em Bremerhaven são promissoras. A demanda está crescendo. A Höegh Autoliners comprometeu-se voluntariamente a utilizar energia em terra, o que também é visto como um incentivo para outras companhias marítimas. Os navios mais recentes da companhia marítima, como a classe “Aurora”, não só são capazes de fornecer energia em terra, mas também estão “prontos para amônia” e equipados com energia fotovoltaica para atender aos requisitos de proteção climática.

Os sistemas de energia em terra já planejados incluem três nos terminais de contêineres e um para navios de cruzeiro em Columbuskaje. O Senador Vogt apela agora a condições de enquadramento justas para a utilização de energia em terra, que incluam electricidade verde acessível e uma expansão alargada da rede. O interesse crescente de outras companhias marítimas no fornecimento de energia em terra também mostra que Bremerhaven está no bom caminho para estabelecer novos padrões na logística portuária, como mostra de forma impressionante a Bremenports.