As gêmeas ursas polares Anna e Elsa carregam a vida de animais de estimação – adeus em Bremerhaven!
As gêmeas ursas polares Anna e Elsa deixam o zoológico à beira-mar em Bremerhaven após uma tentativa fracassada de reunificação.

As gêmeas ursas polares Anna e Elsa carregam a vida de animais de estimação – adeus em Bremerhaven!
Em 10 de julho de 2025 chegou a hora: os ursos polares gêmeos Anna e Elsa estão deixando sua residência anterior no Zoológico à beira-mar em Bremerhaven. Depois de quase cinco anos harmoniosos com a mãe Valeska, recentemente surgiram dificuldades na convivência. A decisão de que os dois se separem foi tomada porque outra tentativa de reencontro falhou. Os gêmeos serão transferidos para o zoológico de Brno, na República Tcheca, onde serão integrados em uma nova instalação.
A mãe Valeska e os gêmeos não conseguiram mais ser amigos após uma breve separação. Normalmente, os filhotes de ursos polares na natureza ficam com a mãe por 1,5 a 2 anos. Mas sob as condições especiais do zoológico, a busca dos três pela harmonia tornou-se um desafio. Mas havia mais a considerar em segundo plano, uma vez que foi emitida uma proibição de reprodução para Valeska, bem como para Anna e Elsa. Esta é uma medida do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas (EEP), que trabalha com o objetivo de evitar a endogamia e garantir a população de ursos polares.
Oportunidade do visitante para se despedir
A decisão de mudar traz alegria e tristeza. O Zoo by the Sea não se esforça apenas para criar estes animais raros, mas também se concentra na preservação e proteção dos ursos polares no seu habitat natural. A questão da criação de ursos polares não é de interesse apenas local. Existem opiniões diferentes sobre o quão apropriado esses animais podem viver em zoológicos. No que diz respeito aos prós e contras, um artigo do Deutscher Blog afirmou que, embora os jardins zoológicos desempenhem um papel importante na conservação e investigação das espécies, ao mesmo tempo, as condições de vida dos animais em cativeiro muitas vezes não são as ideais.
Um novo futuro para Anna e Elsa
Em Brno os gémeos terão a oportunidade de se adaptar às novas circunstâncias. A mudança pode ser uma oportunidade de renovação para eles, mesmo que seja uma triste hora de despedida para o povo de Bremerhaven. O zoológico e seus visitantes podem relembrar uma época emocionante em que puderam vivenciar de perto o desenvolvimento de Anna e Elsa. O momento da mudança ainda não está claro, mas os preparativos já estão em andamento.
Para os ursos polares do zoológico, são feitos esforços intensivos para lhes proporcionar o melhor cuidado possível e a compreensão das suas necessidades. Será emocionante ver como os dois gémeos se sairão no seu novo ambiente e que significado a sua mudança terá para a criação de ursos polares na Europa.