Onda de calor atinge a Alemanha: noites tropicais e risco de trovoadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bremerhaven: Condições climáticas atuais e onda de calor na Alemanha em 13 de junho de 2025. Previsões de trovoadas e mudanças climáticas.

Bremerhaven: Aktuelle Wetterlage und Hitzewelle in Deutschland am 13. Juni 2025. Prognosen zu Gewittern und Klimawandel.
Bremerhaven: Condições climáticas atuais e onda de calor na Alemanha em 13 de junho de 2025. Previsões de trovoadas e mudanças climáticas.

Onda de calor atinge a Alemanha: noites tropicais e risco de trovoadas!

Na sexta-feira, 13 de junho de 2025, o calor na Alemanha chamou a atenção, principalmente no sudoeste. Aqui as pessoas tiveram que lidar com temperaturas de até 34,7 graus em Wolfach na Floresta Negra e 34,6 graus em Rheinstetten. A alta umidade, em particular, tornou a onda de calor um desafio para muitos. Em cidades como Colónia, Düsseldorf, Aachen e Friburgo, o serviço meteorológico previu uma noite tropical com temperaturas que não descerão abaixo dos 20 graus. O dia seguinte também prometia muito: sábado quente, mais quente, especialmente no oeste e sudoeste da Alemanha, o que aumentou ainda mais os riscos para a saúde, como noticiou o Nordsee Zeitung.

Mas não é tudo: a partir da tarde houve ameaça de fortes trovoadas no oeste, noroeste e sobre as montanhas do sul da Alemanha. Os perigos das chuvas fortes eram claramente visíveis e o risco de tempestades locais aumentava, como observaram vários especialistas em meteorologia. O Heidelberg24 também alertou que a onda de calor em Baden-Württemberg representava desafios para muitas pessoas e um alerta de calor foi emitido pelo Serviço Meteorológico Alemão (DWD). O aumento das temperaturas deveu-se às massas de ar húmidas e subtropicais, e muitos foram instruídos a guardar os seus veículos em garagens para os proteger de possíveis tempestades.

Um começo, mas não o fim, da onda de calor

Olhando para os próximos dias: Depois da noite tropical, as temperaturas poderão continuar a oscilar entre 10 e 20 graus na noite de sábado. Mas o tempo finalmente se acalma no domingo, 15 de junho: está previsto tempo instável para o sul e leste da Alemanha, enquanto o oeste está lentamente retornando ao clima temperado. A partir de segunda-feira, 16 de junho, prevê-se uma descida da temperatura para cerca de 26 graus, após a qual terça-feira, 17 de junho, voltará a ter sol e agradável a 28 graus.

Um desafio particular que precisa ser levado em conta nos dias de hoje: os perigos associados ao aquecimento global. As alterações climáticas já levaram a um aumento dos dias quentes, como relatou o Tagesschau. Os idosos, os doentes, as mulheres grávidas e as pessoas saudáveis ​​são particularmente afectados, pois muitas vezes podem sobreaquecer em dias quentes. Os cálculos mostram que a Alemanha registou mais de 50 dias quentes desde o verão quente de 2024, quase mais 24 dias sem a influência das alterações climáticas. O sistema de saúde deve estar preparado para tais anomalias, pois o risco de insolação aumenta durante os dias quentes.

Neste contexto, é aconselhável agir rapidamente caso ocorram sintomas como sudorese intensa, dores de cabeça ou náuseas. Os primeiros socorros geralmente oferecem um copo de água com um pouco de sal para compensar a perda de líquidos e eletrólitos. As cidades também devem planear como poderão lidar com as temperaturas mais elevadas - por exemplo, com bebedouros e árvores para arrefecimento natural. O plano fechado de proteção térmica do Ministério da Saúde estipula que as clínicas e instalações de cuidados criem ambientes particularmente protegidos.

Num país que tem dias quentes pela frente, é importante estar preparado. Independentemente de existir um plano de ação contra o calor ou do seu próprio comportamento: afinal, é melhor ficar fresco em casa do que ficar exposto ao calor sem proteção.