Reforma do benefício infantil 2025: Mais dinheiro para a criança, menos burocracia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra quais reformas do benefício infantil ocorrerão na Alemanha em 2025, como os pais serão beneficiados e quais mudanças estão planejadas.

Erfahren Sie, welche Kindergeld-Reformen 2025 in Deutschland anstehen, wie Eltern profitieren und welche Veränderungen geplant sind.
Descubra quais reformas do benefício infantil ocorrerão na Alemanha em 2025, como os pais serão beneficiados e quais mudanças estão planejadas.

Reforma do benefício infantil 2025: Mais dinheiro para a criança, menos burocracia!

Desde 1º de janeiro de 2025, muita coisa mudou para muitas famílias na Alemanha – e não são apenas pequenas coisas. De acordo com nord24, o abono de família será pago automaticamente no futuro, o que significa que os novos pais não terão mais que se preocupar com os pedidos. Um passo bem-vindo na simplificação da burocracia que os parceiros de coligação CDU e SPD decidiram como parte das suas reformas. O que é particularmente interessante é que o abono de família e o subsídio fiscal para crianças estão agora mais estreitamente ligados.

Os pais recebem atualmente 255 euros por filho por mês, estando previsto um novo aumento para 259 euros em 2026. O aumento oficial já foi decidido e faz parte de um plano abrangente para melhorar o apoio financeiro às famílias. Além disso, a partir do próximo ano, o abono de família também será aumentado para 9.600 euros anuais. Esses ajustes garantem que as famílias com menos renda tenham uma vida melhor, pois também aumentará o abono de família para famílias de baixa renda.

Medidas contra a pobreza infantil

No entanto, o aumento do abono de família é apenas uma parte das medidas que os governos federal e estadual estão a tomar para combater a pobreza infantil. De acordo com um comunicado de imprensa do destatis, cerca de 24% das crianças e jovens na Alemanha estão em risco de pobreza ou exclusão social. O que é particularmente assustador é que quase 2,1 milhões de menores estavam em risco de pobreza em 2023.

Os responsáveis ​​querem ajudar as famílias afetadas com um subsídio de participação de 20 euros no pacote de educação e participação, que aumenta face aos anteriores 15 euros, bem como mais apoios às famílias monoparentais. Também está prevista uma plataforma central para solicitação digital de benefícios sociais, a fim de reduzir a sempre irritante burocracia. Estas medidas são necessárias porque a pobreza afecta particularmente as crianças de famílias com baixos níveis de escolaridade, como mostram os números.

Um novo olhar sobre o benefício infantil

O abono de família e o abono de família deverão corresponder entre si no futuro: Qualquer aumento do abono de família conduz automaticamente a um ajustamento do abono de família. Os pais não precisam mais se preocupar em enviar as inscrições dentro do prazo – um alívio que muitos apreciarão. O governo federal também planeia avançar na discussão sobre montantes mais elevados de abono de família para o terceiro filho e para cada filho subsequente, o que poderá trazer melhorias adicionais para muitas famílias.

Em resumo: a partir de 2025, as famílias poderão esperar mais dinheiro, sem qualquer incómodo burocrático, e as medidas para combater a pobreza infantil enviam um sinal positivo para o futuro. Ainda não se sabe como estas mudanças irão afectar especificamente a situação de vida das famílias, mas os sinais apontam para melhorias. Norte24, dinheiro do cidadão e desestabilização mantenha-nos atualizados.