Ponto de distribuição de metadona em Ziegenmarkt: Rejeição causa excitação!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 17 de junho de 2025, o dispensário de metadona planejado no distrito de Bremen foi rejeitado, apesar de Ameos estar procurando um local há anos.

Am 17. Juni 2025 wurde die geplante Methadon-Ausgabestelle in Bremer Viertel abgelehnt, trotz jahrelanger Standortsuche von Ameos.
Em 17 de junho de 2025, o dispensário de metadona planejado no distrito de Bremen foi rejeitado, apesar de Ameos estar procurando um local há anos.

Ponto de distribuição de metadona em Ziegenmarkt: Rejeição causa excitação!

Actualmente fala-se muito no coração de Bremen sobre a futura atribuição de metadona. O mercado de cabras no distrito de Bremen destinava-se originalmente a albergar um novo dispensário de metadona, mas este plano foi agora rejeitado. Alto buten e dentro a gerente do escritório local, Astrid Dietze, deixou claro durante uma reunião do conselho consultivo que o pedido de construção do Grupo Ameos não havia sido aprovado. Em particular, o Senador do Interior Ulrich Mäurer (SPD) manifestou-se contra a transferência da distribuição de metadona para o distrito, enquanto os residentes estavam preocupados com os possíveis efeitos negativos no bairro.

No entanto, a discussão continua. A Ameos, um importante fornecedor de tratamentos de substituição, procura há anos um local adequado em Bremen. A metadona é actualmente administrada através de um contentor em Walle, mas esta solução provisória não é sustentável a longo prazo. Numa outra tentativa, um sistema móvel poderia ser instalado no pátio de um edifício comercial em Utbremen, possivelmente a partir de fevereiro de 2024. Correio Weser relatado.

medos dos moradores

A ideia de abrir uma nova instalação em Utbremen também suscita preocupações entre moradores e empresas. Muitos temem que o seu ambiente de vida possa ser afetado negativamente pelo elevado número de pacientes que tomam metadona todos os dias. Atualmente, entre 250 e 270 pacientes visitam a policlínica em Walle, o que representa uma frequência elevada. Os vizinhos já iniciaram uma lista de assinaturas e estão planejando uma petição aos cidadãos.

No entanto, o Comité Social Waller reconhece as vantagens da actual atribuição de metadona. Foram destacadas experiências positivas no local anterior, enquanto foram discutidas sugestões para melhorar as medidas de segurança - incluindo melhor iluminação, limpeza mais frequente e maior presença policial. A decisão sobre as futuras localizações, incluindo a instalação móvel em Utbremen, será tomada pelo Waller Building Committee no dia 4 de dezembro.

Programas de substituição em Bremen

A fim de ter em conta as necessidades especiais dos viciados em opiáceos, Bremen oferece vários programas de metadona desde a década de 1990. Estes programas – como a substituição provisória e ofertas especiais para mulheres e homens – visam reduzir os riscos sociais e de saúde e facilitar o acesso regular às pessoas afectadas. Um conceito de cuidado integral garante que os pacientes recebam não apenas medicamentos, mas também apoio psicossocial, o que aumenta as chances de um desenvolvimento positivo. Alto comebackgmbh A integração dos cuidados médicos e psicossociais pretende intensificar a densidade dos cuidados e, assim, promover a motivação para a terapia.

Os desenvolvimentos em torno da distribuição de metadona em Bremen mostram que ainda há muito espaço para melhorias. As preocupações dos residentes locais são compreensíveis, mas a necessidade de prestar cuidados adequados às pessoas com toxicodependência também é de grande importância. Continua a ser emocionante ver como a situação irá evoluir e que soluções serão encontradas para satisfazer tanto as necessidades dos pacientes como as preocupações dos residentes locais.