Um ano após a proibição: como a mendicância agressiva mudou Bremen

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Bremen proibiu a mendicância agressiva por um ano. Os efeitos da proibição e das novas regulamentações são discutidos.

Bremen hat seit einem Jahr aggressives Betteln verboten. Die Auswirkungen des Verbots und neue Regelungen werden diskutiert.
Bremen proibiu a mendicância agressiva por um ano. Os efeitos da proibição e das novas regulamentações são discutidos.

Um ano após a proibição: como a mendicância agressiva mudou Bremen

A mendicância agressiva foi proibida em Bremen há um ano e a cidade introduziu agora novos regulamentos para lidar com o problema. Embora a mendicância continue a ser fundamentalmente legal, existem requisitos rigorosos que dizem principalmente respeito ao comportamento agressivo. A mendicância agressiva inclui, de acordo com informações do buten e dentro Medidas como assediar, segurar ou tocar nos transeuntes, bem como bloquear caminhos e falar repetidamente com as pessoas após uma recusa. Apesar destas proibições, um inquérito realizado no centro da cidade de Bremen mostra que ainda existem pessoas que mendigam.

Um exemplo é Jamiro, de 21 anos, que diz ter apenas 5% de sucesso na mendicância. “Vejo cada vez mais mendigos e a rua é minha maior competição”, explica ele. Michael, de 51 anos, também levanta alguns pontos críticos: “Muitas pessoas se aproveitam da pena. Tenho visto mendigos agressivos que aparecem em grupos”. Para alguns, como a dona do cachorro Katharina, a mendicância amigável e discreta também parece trazer sucesso.

Novas regras e regulamentos

A cidade planeia tomar medidas mais duras contra a mendicância agressiva no futuro. Um relatório de Jornal distrital mostra que a mendicância organizacional e baseada em gangues será proibida no futuro. A mendicância é proibida nos restaurantes de Bremen e nos transportes públicos, como autocarros e eléctricos. Existem multas que podem ir até 500 euros se crianças forem utilizadas ou transeuntes forem assediados. A iniciativa municipal também fez campanha pela proibição da mendicância em restaurantes ao ar livre, a fim de melhorar a situação.

Enquanto a Câmara de Comércio de Bremen fala que a proibição foi um pequeno sucesso, donos de restaurantes como Jonas Wischeropp mostram uma visão diferente: “A situação não melhorou, temos pessoas implorando conosco todos os dias”. A Bremer Straßenbahn AG não tem conhecimento de quaisquer mudanças importantes na situação geral, mas considera útil o aumento da presença policial. Estes novos desenvolvimentos surgem num contexto em que a mendicância é muitas vezes vista como uma expressão de extrema dificuldade.

Apoio aos mendigos

Uma discussão sobre o apoio adequado às pessoas mendicantes visa melhorar a sua situação, especialmente durante o inverno. A Caritas publicou 13 dicas para ajudá-lo a ser sensível ao lidar com mendicantes. Alto www.wohnungslosenstiftung.org Doar dinheiro aos mendigos é certamente legítimo, mesmo que a forma como o dinheiro é utilizado nesse momento seja, obviamente, deixada ao critério dos mendigos. As doações em espécie são consideradas menos eficazes porque muitas vezes não satisfazem as necessidades reais dos mendigos.

O aumento dos sem-abrigo e da pobreza na Alemanha também está enraizado na crescente pobreza laboral, que afecta actualmente 9,6% da população. Isto representa uma duplicação em apenas dez anos. Os preconceitos persistentes contra os sem-abrigo e a mendicância têm um contexto social complexo que não podemos ignorar. Enquanto Bremen toma medidas, permanece a questão de saber como é que nós, como sociedade, podemos ter uma boa mão para aqueles que estão à margem da sociedade.