Radicalização jovem em Bremen: números alarmantes no novo relatório!
O senador do Interior Mäurer alerta para o rápido extremismo de direita em Bremen; grupos de jovens cada vez mais radicalizados em foco.

Radicalização jovem em Bremen: números alarmantes no novo relatório!
Em 20 de junho de 2025, o senador do Interior Mäurer (SPD) apresentou desenvolvimentos alarmantes na área do extremismo de direita em Bremen como parte da publicação do relatório deste ano para a proteção da constituição. O relatório documenta um aumento preocupante da radicalização, especialmente entre os jovens, que entram cada vez mais em contacto com conteúdos extremistas através das redes sociais. “A radicalização está a ocorrer a um ritmo alarmantemente rápido”, sublinha Mäurer, e alerta que este desenvolvimento representa um sério desafio para a sociedade.
Um ponto central do relatório é a observação de que está a ser formado um número crescente de grupos de jovens com origem neonazi. Estes grupos organizam ações públicas destinadas a provocar locais de encontro de esquerda, o que representa uma tendência alarmante que não pode ser ignorada. No total, cerca de 220 pessoas em Bremen estão na lista de extremistas de direita. Em comparação, o grupo de extremistas violentos de esquerda conta com cerca de 250 pessoas, o que corresponde ao nível do ano anterior.
Jovens em foco
Outras observações mostram que as ideologias extremistas têm cada vez mais como alvo os jovens. De acordo com o Ministro Federal do Interior, Dobrindt, o extremismo de direita é alimentado por subculturas online jovens e violentas. Estes desenvolvimentos exigem uma resposta proativa das autoridades de segurança para enfrentar os desafios colocados pelo acesso a conteúdos extremistas online. Cada vez mais jovens encontram incentivos para o pensamento radicalizado online, o que aumenta o alcance e o impacto de tais grupos, relata. Funk alemã.
Outro aspecto que deve ser destacado é a série de experiências realizadas pela cena islamita-salafista em Bremen, que incluiu cerca de 460 pessoas no ano passado. Esta cena estabeleceu informações que atrairão novos seguidores antes de ser banida em maio de 2025 para conter a propagação de ideologias extremistas.
A Internet como motor de radicalização
A Internet desempenha um papel crucial na radicalização. De acordo com um relatório do Gabinete Federal para a Protecção da Constituição, extremistas de direita utilizam plataformas de redes sociais como Facebook, X (antigo Twitter), Steam e Telegram para divulgar as suas mensagens e recrutar novos apoiantes. As mobilizações para eventos e networking acontecem principalmente nesses espaços digitais. O Telegram estabeleceu-se como um ponto de contacto central para atores extremistas de direita, enquanto os imageboards também estão a ganhar importância Proteção da Constituição.
A agitação não é apenas aberta, mas também sutil, misturando conteúdos ideológicos com questões socialmente difundidas. Estas estratégias levam a uma mudança nas fronteiras do discurso político e exigem que as autoridades de segurança trabalhem mais para identificar e monitorizar redes extremistas de direita. É dada especial atenção aos intervenientes anónimos e à cooperação com autoridades parceiras nacionais e internacionais.
Globalmente, o relatório para a protecção da Constituição mostra a necessidade urgente de enfrentar activamente os desafios do extremismo político. A rápida radicalização entre os jovens e a utilização da Internet como plataforma para o extremismo exigem uma ação rápida e eficaz.