Debate de Bundeswehr nas escolas: militarização ou educação política?

Debate de Bundeswehr nas escolas: militarização ou educação política?

Norddeutschland, Deutschland - Nos últimos meses, a discussão sobre a presença do Bundeswehr registrou nas escolas. Especialmente desde o conflito da Ucrânia, os oficiais de jovens têm sido cada vez mais procurados para transmitir a educação política. "Não estamos aqui para promover o serviço militar", explica o capitão David Matei, oficial de jovens que está ativamente nas escolas. No entanto, essa perspectiva é fortemente contestada tanto pela facção esquerda quanto pela União e pela União de Ciências (GEW), que exigem que os Bundeswehr removam o sistema escolar e, em vez disso, dependam da educação em paz. De acordo com

Na Baviera, o governo do estado até planeja uma lei que se destina a facilitar o acesso do Bundeswehr às universidades, enquanto a mudança de segurança alterada na Europa após o ataque da Rússia à Ucrânia e as lutas em Israel e Palestina são usadas como justificativa. Os críticos temem que essas leis não apenas possam representar a publicidade para o serviço militar, mas também militarizar a sociedade. "A educação e os militares não têm nada a ver um com o outro", disse Michael Schulze, de Glasser, diretor administrativo da VK da Sociedade de Paz da Alemanha, em entrevista na ZDF.

Problema de passageiro no norte da Alemanha

Se você viajar muito no norte da Alemanha, agora poderá se preparar para um momento difícil. A partir de agosto, a linha ferroviária de Hamburgo-Berlin será fechada para uma extensa reforma geral em abril de 2026. Para os passageiros de Mecklenburg-Western Pomerania e Brandenburg, isso significa que eles precisam mudar para ônibus. Os trens de longa distância levarão cerca de 45 minutos a mais para a rota devido a desvios. Esse desafio de infra -estrutura ocorre em um momento muito desfavorável, já que a região sofre com a pressão de um número aumentado de passageiros de qualquer maneira.

Críticas à militarização da educação

A discussão sobre o papel dos Bundeswehr nas escolas não é nova, mas ganhou o explosivo do conflito da Ucrânia e as mudanças associadas no debate de segurança. De acordo com jacobin A educação é cada vez mais militarizada, que muitos especialistas se sentem problemáticos. Já existem sugestões para a introdução de visitas obrigatórias a jovens oficiais da nona série, que se encontram com resistência de lados diferentes. É necessário que as escolas também assumam posições críticas militares e mostrem alternativas civis. A questão permanece como informações neutras e equilibradas dos oficiais dos jovens podem realmente ser transmitidas, pois estão sob soldado.

As demandas por uma educação política equilibrada e o fortalecimento das perspectivas civis são, portanto, mais tópicos do que nunca. A relação atual entre os alemães com o Bundeswehr também mostra uma tendência clara: embora a proximidade com o Bundeswehr tenha sido caracterizada por indiferença no passado, essa atitude mudou desde então. Atualmente, quase 90 oficiais de jovens estão ativos para aumentar a conscientização sobre questões de segurança, mas resta ver como a sociedade avaliará essa tendência.

Com esse pano de fundo, fica claro que ainda existem muitas perguntas abertas no cenário educacional da Alemanha - tanto em termos do papel do Bundeswehr quanto na estratégia geral de moldar a formação das próximas gerações.

Details
OrtNorddeutschland, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)