A partir de agosto: A linha ferroviária Berlim-Hamburgo será totalmente fechada!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A linha ferroviária Hamburgo-Berlim será renovada de agosto de 2025 a abril de 2026. Os serviços de substituição por novos autocarros garantem ligações pontuais.

Die Bahnstrecke Hamburg-Berlin wird von August 2025 bis April 2026 saniert. Ersatzverkehr mit neuen Bussen sichert pünktliche Verbindungen.
A linha ferroviária Hamburgo-Berlim será renovada de agosto de 2025 a abril de 2026. Os serviços de substituição por novos autocarros garantem ligações pontuais.

A partir de agosto: A linha ferroviária Berlim-Hamburgo será totalmente fechada!

Há grande entusiasmo no norte da Alemanha porque a renovação abrangente da linha ferroviária Berlim-Hamburgo começará dentro de algumas semanas. De 1º de agosto de 2025 a 30 de abril de 2026, a rota de 278 quilômetros, que passa por Hamburgo, Schleswig-Holstein, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Brandemburgo e Berlim, será totalmente fechada. E não é só: será criado um serviço ferroviário substituto para os viajantes, que contará com 208 novos ônibus. Como relata SVZ, a empresa ecoVista desenvolveu um conceito sofisticado para levar os viajantes ao seu destino de forma rápida e confortável, mesmo durante as obras de renovação.

A nova frota de ônibus, composta por ônibus articulados da SOR e ônibus individuais da IVECO, está equipada com comodidades modernas. Wi-Fi, portas USB e banheiros em linhas selecionadas garantem que os viajantes valorizem seu dinheiro mesmo durante a viagem. Impressionantes 86.000 quilômetros de ônibus são percorridos em 28 rotas todos os dias, resultando em um total de 23,5 milhões de quilômetros de ônibus durante todo o período de renovação. Uma conquista notável que mostra que a ecoVista aborda a organização do transporte ferroviário substituto com muito comprometimento.

Preparação extensiva e garantia de qualidade

A renovação da linha férrea é apenas parte de um projecto mais vasto que visa também realizar investimentos em infra-estruturas a nível nacional. De acordo com Tagesschau, o governo federal está a planear investimentos totalizando 166 mil milhões de euros até 2029, com 107 mil milhões de euros previstos para fluir apenas para o transporte ferroviário. O objectivo é revitalizar linhas ferroviárias e pontes rodoviárias em dificuldades, em particular.

Para garantir que o serviço de substituição ferroviária funciona sem problemas desde o início, a ecoVista também conta com subcontratantes experientes na primeira fase que cumprem os mesmos padrões elevados. Isto é feito em estreita cooperação com as autoridades responsáveis: o concurso do projecto exigia um procedimento à escala europeia, para que vários critérios de selecção, como preço e qualidade, fossem tidos em conta. A ecoVista conseguiu fazer a melhor oferta, conforme relata o Bundestag.

Soluções de longo prazo para viajantes

Quem quiser viajar de Berlim para Hamburgo nos próximos meses terá que estar preparado para mudanças. “Há alguma coisa acontecendo”, você poderia dizer, porque a renovação da rota é apenas a ponta do iceberg. O DB está a planear uma renovação geral de mais de 40 rotas muito utilizadas até meados da década de 2030. O objetivo é melhorar de forma sustentável a pontualidade e a fiabilidade do transporte ferroviário, mesmo que possam existir restrições temporárias e locais de construção. Os viajantes podem contar com estações ferroviárias modernizadas, que fazem parte do programa de renovação e deverão incluir cerca de 100 “estações ferroviárias do futuro” este ano.

Continua a ser emocionante ver como se desenvolverão os desenvolvimentos nos caminhos-de-ferro e nas estradas nos próximos meses. Uma coisa é certa: os preparativos estão a todo vapor e os responsáveis ​​têm uma boa mão para garantir que o conforto nas viagens não seja negligenciado mesmo em tempos de grandes canteiros de obras.