Ataque brutal de martelo no ICE: Cinco feridos após ataque!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 3 de julho de 2025, um sírio de 20 anos atacou vários passageiros do ICE de Hamburgo a Viena com um martelo e um machado.

Ein 20-jähriger Syrer attackierte am 3. Juli 2025 im ICE von Hamburg nach Wien mehrere Fahrgäste mit einem Hammer und einer Axt.
Em 3 de julho de 2025, um sírio de 20 anos atacou vários passageiros do ICE de Hamburgo a Viena com um martelo e um machado.

Ataque brutal de martelo no ICE: Cinco feridos após ataque!

Um ataque brutal ocorreu no ICE 91 de Hamburgo-Altona a Viena em 3 de julho de 2025: um sírio de 20 anos atacou vários passageiros com um martelo e um machado sem aviso prévio. O incidente, ocorrido por volta das 13h55, terminou com cinco feridos, incluindo o próprio autor do crime, que sofreu ferimentos graves. relatórios report24.news que as vítimas incluem uma mulher de 51 anos e seus dois filhos, de 24 e 15 anos. Um passageiro alemão de 38 anos também ficou ferido. Felizmente, os ferimentos não são fatais.

Os passageiros reagiram rapidamente, puxaram o freio de mão e pararam o trem perto de Straßkirchen, na Baixa Baviera. Cerca de 430 passageiros foram evacuados do trem enquanto um centro de atendimento era instalado no local. O ataque terminou quando o autor do crime foi dominado por outros viajantes e foi preso pela polícia. O que é particularmente interessante é que o perpetrador teria rezado com um martelo de carpinteiro e gritado “Allahu Akbar” antes do ataque, o que foi relatado por testemunhas. No entanto, esta afirmação ainda não foi oficialmente confirmada. sn.at adicionado, que os investigadores encontraram evidências de três narcóticos no sangue do agressor, possivelmente indicando psicose induzida por drogas. Os motivos exatos do ataque ainda não estão claros.

Antecedentes do perpetrador

O jovem de 20 anos é um refugiado que vive na Áustria desde 2021, onde recebeu estatuto de proteção reconhecido. Antes do crime, ele era conhecido das autoridades e tinha duas condenações definitivas por lesões corporais graves e tentativa de resistência à autoridade estatal. Em maio de 2025, foi iniciado um procedimento para revogar o seu estatuto de asilo, uma vez que já existiam preocupações sobre a sua adequação como pessoa com direito a proteção. report24.notícias relata que ele agora está sendo investigado por duas acusações de tentativa de homicídio e lesões corporais graves. O filho de 24 anos, de família síria, conseguiu atingir o agressor na cabeça com um martelo para defender a mãe e o irmão.

A Deutsche Bahn expressou o seu horror face ao incidente, enquanto as autoridades bávaras e austríacas estão a investigar e a trabalhar em estreita colaboração. Neste contexto, é também mencionado o intercâmbio com o Gabinete Central de Combate ao Extremismo e ao Terrorismo em Munique.

Uma tendência alarmante

Para além do incidente específico, a situação também evidencia um aumento preocupante da violência contra os refugiados na Alemanha. De acordo com um relatório a Agência Federal de Educação Cívica Foram registados 1.403 crimes contra refugiados nos primeiros nove meses de 2023, a maioria deles com motivação política de direita. Esta atitude agressiva para com os requerentes de asilo é muitas vezes alimentada por medos e preconceitos exagerados e põe em causa a segurança dos refugiados.

As investigações sobre o ataque ao ICE e os seus antecedentes mostram que a situação de segurança no tráfego ferroviário é uma questão altamente sensível, mesmo que até agora não haja provas de extremismo ou radicalização do autor do crime. No entanto, permanece a questão de saber como essa violência pode ser evitada e qual o papel que as atitudes sociais desempenham nela.