Os cidadãos perguntaram: O futuro da estação ferroviária de Altona está sendo redesenhado!
A reformulação da estação ferroviária de Altona terá início em 2025: participação dos cidadãos, arquitetura sustentável e um centro urbano para Hamburgo.

Os cidadãos perguntaram: O futuro da estação ferroviária de Altona está sendo redesenhado!
Em Hamburgo existem grandes planos para a estação ferroviária de Altona, que será amplamente redesenhada nos próximos anos. [entwicklungsstadt.de](https://entwicklungsstadt.de/neugestalt-bahnhof-altona-buerger Beteiligung-fuer-zentrum/) informa que será lançado um processo de participação para este fim, que permitirá aos cidadãos contribuir ativamente com as suas ideias. A partir de 1 de julho de 2025, os interessados poderão submeter sugestões e comentários online, que serão incorporados num documento de trabalho do concurso de arquitetura, que terá início no outono de 2025.
A renovação da estação não é insignificante – deverá custar cerca de 160 milhões de euros. A estação ferroviária regional e de longa distância será transferida para a nova localização em Diebsteich, o que abrirá novas oportunidades para a remodelação urbana na localização atual. A estação subterrânea de S-Bahn será mantida enquanto os trilhos acima do solo serão desmontados. O objetivo é criar um bairro animado e funcional que ofereça espaço para novos edifícios, praças e espaços abertos.
Concurso de arquitetura e participação cidadã
O escritório de arquitetura dinamarquês C.F. A Møller Architects já venceu o concurso de desenvolvimento urbano para o novo complexo da estação ferroviária de Altona em 2018. Os novos planos de construção prevêem uma base que reúna todas as funções urbanas e duas torres que irão acomodar hotéis e escritórios. Ao mesmo tempo, estas torres pretendem criar um marco sustentável para Hamburgo. cfmoller.com também descreve o convidativo painel do telhado que se estende pela nova praça e atua como um elemento de conexão.
O Senador das Finanças, Dr. Andreas Dressel, e a Senadora do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Karen Pein, enfatizam a importância da participação dos cidadãos. “A oportunidade de redesenhar completamente a estação é uma oportunidade única que devemos aproveitar”, disse Pein. O concurso de arquitectura pretende produzir conceitos inovadores que incluam tanto o desenvolvimento como a concepção de espaços abertos e desenvolvimento de tráfego.
Desenvolvimento urbano sustentável
Mas não é apenas o projecto arquitectónico que está em primeiro plano, os conceitos de planeamento urbano também são cruciais. umweltbundesamt.de enfatiza que o desenvolvimento urbano deve criar assentamentos vivos e habitáveis. Os requisitos para o desenvolvimento urbano sustentável incluem, entre outras coisas, a consideração das necessidades de habitação, a criação de empregos e as necessidades sociais e culturais. Além disso, o objetivo é alcançar a harmonia entre as exigências sociais, económicas e ambientais.
A implementação das medidas estruturais está prevista para o início da década de 2030 e visa melhorar o fluxo de tráfego e gerar novas qualidades de vida. Todo o processo, desde a participação dos cidadãos, passando pelo concurso de arquitectura, até à implementação propriamente dita, visa fazer de Hamburgo um centro urbano sustentável. Continua a ser emocionante ver que aspectos e ideias a população de Hamburgo irá trazer para o planeamento e como a paisagem urbana de Altonaer Bahnhof irá mudar.