Os maiores pesadelos ferroviários: as piores rotas da Alemanha em 2024!
Descubra as piores rotas ferroviárias da Alemanha em 2024, incluindo a problemática conexão de Hamburgo-Altona a Nuremberg.

Os maiores pesadelos ferroviários: as piores rotas da Alemanha em 2024!
A pontualidade no trem é uma questão que preocupa muitos de nós, principalmente para quem utiliza regularmente os trilhos. Mas em algumas rotas, a Deutsche Bahn parece ter ficado muito aquém das suas metas de pontualidade. Uma análise das três piores ligações ferroviárias na Alemanha em 2024 mostra onde existem problemas específicos. BuzzFeed publicou os resultados e mostramos para o que os viajantes devem se preparar.
Como mostram os dados, o ICE 1021 de Hamburgo-Altona a Nuremberg está no topo da lista com um atraso médio de quase 40 minutos. A pontualidade é surpreendentemente administrável: apenas cerca de um terço dos trens chegou no horário. A razão para isto é uma infra-estrutura degradada e problemas fronteiriços que fazem com que os passageiros esperem muito tempo na sua viagem. É de se perguntar o que a ferrovia está realmente fazendo para solucionar esses problemas.
Os eternos favoritos da impontualidade
O IC 2013 de Dortmund a Oberstdorf ficou em segundo lugar com um atraso médio de 35,83 minutos. Apenas 29,3% das ligações foram pontuais, o que não é propriamente bom para a ligação. A mudança para locomotivas a diesel devido a trechos não eletrificados também causa mais atrasos - circunstância que não pode ser remediada desde agosto de 2024 porque o trem não está mais em circulação.
O Flixtrain FLX 1237 de Colônia Central para Berlim Central finalmente ocupa o terceiro lugar com um atraso de 35 minutos. As dificuldades técnicas muitas vezes deixavam os viajantes inseguros quanto aos horários de chegada. Um verdadeiro desafio para quem depende de conexões rápidas.
Pontualidade no contexto geral
A pontualidade geral do transporte de longa distância da Deutsche Bahn não foi muito melhor em 2024. Apenas 62,5% dos comboios chegaram a tempo, apenas aumentando a frustração de muitos viajantes. Em particular, a infraestrutura sobrecarregada e desatualizada é muitas vezes um obstáculo neste caso. Estatista registou os números que mostram que entre janeiro de 2019 e maio de 2025, a pontualidade no transporte local e de longa distância oscilou, mas nunca atingiu um nível verdadeiramente satisfatório. Em 16 de junho de 2025, havia poucos motivos para esperança.
A Deutsche Bahn foi particularmente barulhenta no primeiro semestre de 2024 Ferrovia alemã sob pressão quando se trata de valores de pontualidade. Enquanto o Grupo DB alcançou um total de 89,9%, o transporte de longa distância perdeu qualidade considerável com apenas 62,7%. As razões são variadas: infraestruturas envelhecidas, elevada densidade de tráfego, escassez de pessoal e fenómenos meteorológicos extremos representam grandes desafios que não podem ser facilmente resolvidos.
Para onde esta situação nos leva? Solicita-se aos viajantes que se adaptem a ligações não fiáveis, ao mesmo tempo que a ferrovia planeia medidas para estabilizar a qualidade das operações. Os passageiros entre nós só podem esperar que o Plano de Acção para a Pontualidade entre em vigor em breve e que não tenhamos mais de informar sobre os piores trajectos.