Protesto em Altona: Cidadãos lutam contra derrubada de árvores para mega ponte!
Em 8 de dezembro de 2025, moradores de Altona protestaram contra o corte de árvores para a polêmica nova construção da Sternbrücke.

Protesto em Altona: Cidadãos lutam contra derrubada de árvores para mega ponte!
Várias dezenas de pessoas reuniram-se recentemente em Hamburgo-Altona para protestar contra os trabalhos de corte de árvores em curso para a nova construção da Sternbrücke. A manifestação, da qual participaram 63 pessoas, foi pacífica e discutiu a derrubada de até 37 árvores nas ruas da Max-Brauer-Allee. Estas medidas são necessárias para que a nova ponte possa ser transportada até ao cruzamento da Stresemannstrasse no próximo verão. Este relatório Mundo.
A Deutsche Bahn planeja substituir a ponte de quase 100 anos, que é visitada diariamente por mais de 900 S-Bahn, bem como trens regionais e de longa distância, por uma impressionante construção em arco amarrado sem colunas. Com 108 metros de comprimento e 26 metros de altura, esta estrutura apresenta grandes dimensões. Mesmo assim, o projeto tem sido fortemente criticado por moradores e iniciativas ambientais, que consideram a ponte superdimensionada e prejudicial ao meio ambiente. Um porta-voz ferroviário confirmou a aprovação do corte, que, segundo ele, é necessário para viabilizar o transporte de mercadorias pesadas a partir de abril de 2025 T on-line relatado.
Corte controverso de árvores
A iniciativa Sternbrücke, que faz campanha activa contra o abate, descreve as medidas como “vergonhosas” e apela ao replaneamento do projecto. Isso não aconteceu sem resistência - os ativistas tentaram impedir o trabalho de derrubada, o que acabou gerando uma operação policial. Apesar dos protestos, a Deutsche Bahn anunciou que irá plantar três novas árvores por cada árvore derrubada, mas esta promessa não convence os críticos.
Em resposta a um pedido do Senado de Hamburgo em fevereiro de 2024, não foi mencionado nenhum abate de árvores para a primavera de 2025, o que torna a situação ainda mais explosiva. O curso da derrubada nos próximos meses colocou uma enorme pressão na confiança na comunicação da Deutsche Bahn.
Críticas e perspectivas futuras
A demolição da antiga Sternbrücke já está prevista para as férias de verão de 2026, e o projeto gerou polêmicas que questionam o caráter do espaço urbano em Altona. Os críticos falam de um “escândalo de planejamento urbano” e de uma “ponte monstruosa”. No entanto, a Deutsche Bahn vê o projecto como um passo importante no desenvolvimento de uma rede ferroviária forte e está comprometida com a mobilidade sustentável.
O debate em torno do abate de árvores e de novas construções continuará. Resta saber se os planos poderão talvez ser orientados numa direcção diferente. Uma coisa é certa: as vozes dos residentes e das iniciativas ambientais são altas e exigem ser ouvidas.