Guerra de estacionamento em Hamburgo: Plano diretor paralisa mais de 30 projetos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O plano diretor de estacionamento em Hamburgo está a causar atrasos em mais de 30 projetos em Eimsbüttel. Saiba mais sobre a transição dos transportes.

Der Masterplan Parken in Hamburg sorgt für Verzögerungen bei über 30 Projekten in Eimsbüttel. Erfahren Sie mehr zur Verkehrswende.
O plano diretor de estacionamento em Hamburgo está a causar atrasos em mais de 30 projetos em Eimsbüttel. Saiba mais sobre a transição dos transportes.

Guerra de estacionamento em Hamburgo: Plano diretor paralisa mais de 30 projetos!

Hamburgo é dominada por uma questão política emocionante que afecta não só os condutores, mas também os ciclistas e os peões. O tema dos lugares de estacionamento está a ser discutido de uma forma altamente emocional e os desenvolvimentos em torno do novo “Plano Diretor de Estacionamento” levantam questões. Alto MOPO O líder da CDU, Dennis Thering, anunciou durante a campanha eleitoral estadual: “Estamos lutando por cada vaga de estacionamento!” Esta luta por lugares de estacionamento também tem implicações políticas, especialmente depois das eleições, quando o Senado vermelho-verde aprovou o plano diretor que quer contabilizar todos os lugares de estacionamento em Hamburgo – tanto públicos como privados.

No entanto, a implementação deste plano tem consequências de longo alcance, bem como NDR relatado. Todos os projetos de transporte que eliminariam vagas de estacionamento estão atualmente suspensos. Isto afecta mais de 30 projectos planeados para a renovação de estradas e construção de ciclovias, que serão significativamente atrasados. Isso é uma pedra no sapato da esquerda: a deputada Heike Sudmann criticou que essa parada atrapalha a recuperação do trânsito, enquanto o Senado garante que as obras continuarão nas obras, se necessário com ajustes para preservar as vagas de estacionamento.

Conflito entre motoristas e ciclistas

Particularmente afetados são 14 ciclovias planejadas e 18 projetos de renovação de estradas, incluindo a primeira rua escolar na Rellinger Straße em Eimsbüttel. É aqui que o mais recente projeto está sendo posto à prova para garantir que o número de vagas de estacionamento não seja reduzido. Estas medidas surgem num momento em que há muitos locais de construção em Hamburgo, mas menos do que o inicialmente previsto. Particularmente impressionante: 19 projetos foram adiados para o final deste ano ou mesmo para 2026.

No acordo de coligação entre o SPD e os Verdes, há uma clara aposta na preservação dos lugares de estacionamento, o que é... taz está documentado. Esta ponderação poderá pôr em perigo novos projectos de construção de ciclovias. Embora o ciclismo seja abrangido apenas por dois parágrafos do contrato, os regulamentos sobre lugares de estacionamento ocupam muito mais espaço. O objetivo de evitar a redução de lugares de estacionamento em zonas muito frequentadas da cidade e, se necessário, criar novos lugares de estacionamento não agrada exatamente a muitos ciclistas.

Atualmente não está claro quando o plano diretor estará finalmente disponível e a moratória sobre a remoção de vagas de estacionamento terminará. Isso não poderia acontecer antes do próximo ano, no mínimo. Até lá, resta saber como se desenvolverá a transição dos transportes em Hamburgo. 22% dos residentes de Hamburgo já usam bicicletas, e este número aumentou 28% desde o período Corona. A cidade estabeleceu a ambiciosa meta de ter 30% de todas as viagens feitas de bicicleta até 2030.

As perspectivas para os próximos meses

No total, a cidade deverá construir ou renovar quase 300 quilómetros de ciclovias até 2030. Embora estas iniciativas teoricamente prometam progresso, resta notar que garantir lugares de estacionamento e expandir simultaneamente as ciclovias é um desafio. Até ao momento, porém, os responsáveis ​​do SPD não têm motivos para se preocupar com as ciclovias planeadas, mesmo que se percam lugares de estacionamento, como afirmam - fiéis ao lema: “Temos uma boa mão!”

Continua a ser emocionante ver como a situação complicada em torno dos espaços de estacionamento e da qualidade de vida em Hamburgo continuará a evoluir. O certo é que aqui muitos interesses se chocam – e isso inclui mais do que apenas espaço para carros.